Há um jogo de telemóvel da Google que ensina os adultos a programar. Chama-se Grasshopper
A Google lançou, esta quarta-feira, o Grasshopper, um jogo de telemóvel para ensinar aos adultos os princípios básicos da programação.
Porque a brincar também se aprende, a Google decidiu criar um jogo de telemóvel, disponível tanto para dispositivos iOS, como Android, que tem como objetivo ensinar os princípios básicos da programação aos adultos: o Grasshopper.
A aplicação foi lançada esta quarta-feira, mas só na fase de testes já se formaram cerca de cinco mil pessoas.
De acordo com a Time, “quando a Google estava a desenvolver o Grasshopper, focou-se em três das principais barreiras que tornam difícil para os adultos aprender a programar: tempo, acesso e dinheiro“.
A fundadora da aplicação e gestora de produtos sénior da Google, Laura Holmes, disse à mesma publicação que “tornar as aulas de código em algo parecido a um jogo de smartphone facilita a adaptação a uma agenda preenchida“.
Laura Holmes acrescentou, ainda, que os utilizadores aproveitam, sobretudo, os momentos livres, em que estão no “sofá depois do trabalho ou na cama à noite”, para “aprender a programar”.
O objetivo do Grasshopper não é substituir cursos como aqueles que, por exemplo, a Codecademy oferece, mas sim dar algumas “luzes” ao utilizador sobre os princípios básicos da programação, para que este possa depois aprender mais sobre JavaScript, HTML ou CSS.
O Grasshopper é o mais recente produto a sair da Area 120, o “programa experimental da Google que ajuda pequenas equipas a desenvolver os seus projetos, num ambiente empresarial”.
Como funciona?
Depois de se instalar e abrir a aplicação a primeira pergunta que é feita ao utilizador é se já alguma vez programou.
O rumo que a história segue depende depois da resposta do mesmo, isto é, se for “não” o caminho é um, mas se, por outro lado, for “sim”, passa a ser outro. A partir daí, é só seguir as instruções que são dadas ao longo do jogo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há um jogo de telemóvel da Google que ensina os adultos a programar. Chama-se Grasshopper
{{ noCommentsLabel }}