Bruxelas quer subir orçamento comunitário para 1,25 biliões
Detalhes ainda estão em aberto e podem mudar na reunião desta quarta-feira. Migração, defesa e inovação são prioridades da Comissão Europeia, escreve o Financial Times.
Bruxelas pretende aumentar para cerca de 1,25 biliões de euros o orçamento comunitário para os próximos sete anos, escreve o Financial Times esta quarta-feira [acesso pago]. Esta é uma tentativa de preservar o poder de compra da União Europeia no pós-Brexit e de impulsionar fundos para lidar com a imigração, defesa e inovação, acrescenta ainda.
O plano orçamental, que será divulgado hoje, fixa a despesa total em cerca de 1,1% do rendimento bruto da União Europeia entre 2021 e 2027, indicam fontes apontando para as propostas mais recentes. Incluindo alguns pontos fora do orçamento, o valor aumenta para 1,14%. Os números ultrapassam os compromissos atuais, de 1%, mas a proposta está no limite inferior do intervalo considerado pelos responsáveis que planeiam o orçamento.
O FT nota que os detalhes ainda estão em aberto e podem mudar na reunião desta quarta-feira. Na terça-feira à noite, um porta-voz da Comissão Europeia notou que ainda não estava tomada uma decisão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas quer subir orçamento comunitário para 1,25 biliões
{{ noCommentsLabel }}