5 coisas que vão marcar o dia

O dia é marcado por um rol de indicadores económicos. INE, Eurostat e OCDE põe-nos a par de como vai a economia. Por cá, a ANAREC vai à COFMA por causa do fim do adicional do ISP.

É um dia fértil em indicadores económicos. O Instituto Nacional de Estatística (INE) dá a conhecer os dados relativos ao comércio internacional. Numa altura em que se começa a falar de algum abrandamento da economia, o comportamento das exportações nacionais, em maio, pode dar pistas sobre a evolução do PIB. A nível internacional, o Eurostat publica os dados relativos à população europeia relativamente a 2017, enquanto a OCDE analisa o comportamento do desemprego, em maio.

Por seu turno, na Assembleia da República o dia fica marcado pelas audições a vários ministros, desde Centeno, a Caldeira Cabral, passando por Eduardo Cabrita. Mas não é tudo: a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) vai ser ouvida na Comissão de Orçamento e Finanças sobre o fim do adicional do ISP.

ANAREC no Parlamento para discutir o fim do adicional do ISP

Tem lugar, esta terça-feira, a audição com a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), no âmbito da apreciação, na especialidade da proposta do CDS-PP com vista ao fim do adicional do ISP. A proposta que já foi aprovada na generalidade baixou depois à Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA). O adicional do ISP, foi uma medida implementada em fevereiro de 2016 para compensar a perda de receitas de IVA resultantes da queda dos preços do petróleo.

Ministros também vão à Comissão de Orçamento de Finanças

Não é só a ANAREC a ser recebida pela COFMA. Os ministros das Finanças e da Administração Interna, respetivamente Mário Centeno e Eduardo Cabrita, serão recebidas pela Comissão de Orçamento e Finanças. Centeno tem agendada a audição regimental, enquanto a audição a Eduardo Cabrita recai sobre a lei das Finanças Locais. Por seu turno, o ministro da Economia. Manuel Caldeira Cabral, será ouvido na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, também ao abrigo do regimento, e o ministro da Edução vai ser ouvido na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto para fazer uma apreciação da política geral do ministério.

OCDE: Como está a evoluir a taxa de desemprego?

Os dados relativos ao desemprego no conjunto dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), relativos maio, serão conhecidos esta tarde. Quantos desempregados existem no conjuntos dos 35 países que integram aquela organização e, sobretudo, em que lugar está Portugal são algumas das respostas que poderão ser dadas com este indicador. Segundo os últimos dados disponíveis, referentes a abril, a taxa de desemprego tinha descido uma décima, fixando-se nos 5,3% da população ativa.

Evolução das exportações nacionais em maio

O INE divulga, esta terça-feira, os dados estatísticos sobre o comércio internacional relativos a maio. A expectativa é perceber se as exportações portuguesas continuam no bom caminho, ou se dão sinais de algum abrandamento. Em abril, não só se verificou um crescimento de 18,1% das exportações nacionais, como estas cresceram acima da subida das importações (13,1%), o que já não acontecia desde dezembro. Mas estes não são os únicos dados económicos revelados pelo INE. Aquele organismo publica ainda o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria.

Eurostat divulga dados sobre população na Europa

Estará a população portuguesa a crescer? Ou pelo contrário, o número de nascimentos é cada vez menor? E qual a evolução da população europeia face há um ano? Estas e outras questões poderão ser respondidas depois de analisados os dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (Eurostat) que serão publicados esta terça-feira. De acordo com o relatório do ano passado, Portugal tinha a segunda taxa de natalidade mais fraca da Europa, sendo um dos países cuja população tinha diminuído. O Eurostat sublinhava, no entanto, um aumento da população da UE para 511,8 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião