5 coisas que vão marcar o dia

  • Marta Santos Silva
  • 20 Setembro 2018

Desde o uso dos transportes públicos aos juros do crédito à habitação, são vários os dados a ter em conta num dia em que o Conselho de Finanças Públicas revela as suas perspetivas até 2022.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela tanto o nível dos juros suportados pelas famílias com os créditos à habitação, como a atividade nos transportes em Portugal. Ao mesmo tempo, o Conselho de Finanças Públicas avalia as perspetivas para o equilíbrio financeiro português para os próximos anos. Saiba com o que contar hoje.

CFP avalia as perspetivas das finanças portuguesas até 2022

Teodora Cardoso apresentará esta quinta-feira, às 11h00, as perspetivas do Conselho de Finanças Públicas, que lidera, para as contas públicas de Portugal até 2022. O CFP tem sido, nas últimas avaliações, mais otimista do que se tinha tornado habitual, acompanhando com mais frequência as previsões do Governo, que antevê um défice de 0,7% em 2018 e de 0,2% para 2019 no seu Programa de Estabilidade e Crescimento. Falta saber se a posição do CFP se mantém, e o que prevê para os próximos anos que abrangerão já a próxima legislatura.

Sindicatos da Função Pública voltam a reunir com o Governo

Os sindicatos da Função Pública voltam a encontrar-se com o Ministério das Finanças para procurar respostas para algumas das suas exigências que incidiriam sobre o Orçamento de Estado para 2019. Os sindicatos Fesap, Frente Comum e STE pretendem que o Governo avance com aumentos salariais, fora daqueles que advêm da progressão nas carreiras, mas o Executivo tem estado relutante em acompanhar estes pedidos.

Na Autoeuropa, será dia de contraproposta?

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa encontra-se pela terceira vez com a administração da empresa desde que a fábrica retomou atividade após a sua pausa de agosto. Desta vez, é esperado pelos representantes dos trabalhadores que a administração possa apresentar uma contraproposta para a compensação dos operários da fábrica da Volkswagen em Palmela que começaram já a trabalhar ao domingo, num novo regime de laboração contínua. Os trabalhadores querem ser remunerados a dobrar pelos domingos trabalhados, entre outras reivindicações.

INE divulga utilização dos transportes públicos

Nos últimos dados registados da atividade dos transportes, tem havido uma tendência de melhoria, ou seja, com aumento nos passageiros movimentados nos aeroportos nacionais ou no transporte ferroviário pesado ou ligeiro. O INE mostra os dados da atividade dos transportes, relativos ao segundo trimestre de 2018, permitindo agora perceber se continua o abrandamento nas mercadorias transportadas, tanto por comboio como através dos portos.

Os juros das casas continuam a tocar máximos?

Em julho, a taxa de juro implícita no crédito à habitação chegou a um máximo desde outubro de 2016. E a tendência tem sido sempre de subida desde maio. Esta quinta-feira, o Instituto Nacional de Estatística revela os dados de agosto, que permitirão saber quais as taxas dos novos contratos, indicando qual o esforço financeiro que as famílias estão a fazer para pagarem os seus créditos à habitação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião