Família Sonae brilha antes da OPV. BCP puxa por Lisboa
O BCP deu força à bolsa num dia marcado pela queda da EDP. Lisboa acabou por valorizar com os títulos da família Sonae a brilharem antes da OPV da Sonae MC.
Num dia em que os títulos da EDP recuaram mais de 1%, o bom desempenho do BCP puxou pela praça nacional.O banco recuperou das quedas recentes, levando Lisboa a acompanhar a tendência das restantes bolsas europeias, isto numa sessão que fica marcada pelas fortes subidas dos títulos da família Sonae.
No fecho da sessão desta terça-feira, Enquanto os títulos da Sonae subiram 2,82% para 0,8765 euros, os da Sonae Capital valorizaram 11,89% para 0,80 euros, a maior subida entre as cotadas do PSI-20. Isto um dia depois do arranque do período para a subscrição de ações da oferta pública de venda do negócio do retalho da Sonae, a Sonae MC.
Estas fortes subidas centraram atenções na bolsa nacional, mas a puxar pelo índice estiveram as ações do BCP, que subiram 1,12% para 0,2265 euros, ainda antes de ser revelado que a S&P elevou o rating do banco de “BB-” para “BB”.
A Jerónimo Martins, que valorizou 1,06% para 11,4550 euros, e a Galp Energia, com uma subida de 1,13% para 16,51 euros, deram força aos ganhos, mais do que compensando a queda da EDP. As ações da elétrica recuaram 1,16% para 3,15 euros no dia em que a empresa foi ao mercado emitir 600 milhões de euros em green bonds. Pagou uma taxa de 1,959%.
Neste cenário, o índice de referência nacional, o PSI-20, fechou em alta 0,50% para 5.148,810 pontos. Nas restantes praças do Velho Continente a tendência registada foi semelhante com o Stoxx 600 a subir 0,26% para 373,17 pontos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Família Sonae brilha antes da OPV. BCP puxa por Lisboa
{{ noCommentsLabel }}