Galp mantém bolsa de Lisboa à tona da água
PSI-20 abriu o dia com ganhos ligeiros graças ao bom desempenho da Galp. Subida das ações do BCP também ajuda.
A bolsa nacional abriu a sessão desta terça-feira ligeiramente acima da linha de água, sendo sustentada sobretudo pelas ações da Galp. Os primeiros minutos de negociação em Lisboa estão a ser condicionados pela EDP.
O PSI-20, o principal índice português, soma ligeiros 0,22% para 5.160,08 pontos, no segundo dia de ganhos, num arranque misto no que toca ao comportamento das principais cotadas nacionais. De um lado, a petrolífera Galp avança 1,54% para 16,76 euros e dá alguma sustentação à praça portuguesa. Também o BCP ganha 0,65% e dá um contributo positivo. Do outro lado, pressionam sobretudo as ações da EDP, que cedem 0,16% para 3,145 euros — a elétrica concluiu ontem a primeira emissão de green bonds, levantando 600 milhões de euros a um juro abaixo de 2%.
O pior desempenho pertence à Sonae Capital: os títulos desvalorizam mais de 2% e estão a corrigir em baixa depois de ter disparado mais de 11% na sessão anterior, com os analistas a associarem este desempenho à oferta pública de venda da Sonae MC, a unidade de retalho da Sonae.
Sonae Capital corrige
Por Lisboa, a manhã ficará marcada pelo leilão de Obrigações do Tesouro a 10 anos, numa operação que deverá permitir ao IGCP financiar-se entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros.
Lá por fora, Itália volta a ser o centro das atenções dos investidores, sobretudo por causa do debate em torno do Orçamento do Estado para o próximo ano.
“Os mercados europeus continuarão a mostrar‐se bastante permeáveis às notícias provenientes da discussão parlamentar do Orçamento de estado Italiano”, referem os analistas do BPI no Diário de Bolsa.
Esta terça-feira, “as ações e obrigações europeias (lideradas pelas italianas) encetaram um forte rally após o Tribunal de contas Italiano ter demonstrado o seu ceticismo em relação a algumas rubricas do Orçamento. Este ceticismo poderá induzir o Governo de Roma a rever este documento, aproximando‐o das posições defendidas por Bruxelas”, assinalaram ainda.
A sessão europeia inicia-se, ainda assim, numa toada negativa, com a praça de Milão a perder 0,51%. Também o IBEX-35 de Madrid recua 0,48%. Com perdas mais contidas seguiam o alemão DAX-30 e o benchmark europeu Stoxx 600, em baixa de 0,04% e 0,05%, respetivamente.
(Notícia atualizada às 8h26)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp mantém bolsa de Lisboa à tona da água
{{ noCommentsLabel }}