Galp Energia já perdeu 7,8% em sete sessões. Lisboa segue no vermelho
A bolsa de Lisboa está a recuar pela quarta sessão consecutiva, num dia em que a Galp Energia volta a estar sob pressão num cenário de baixos preços do petróleo. Empresa perde 2,16%.
A bolsa nacional está a cair pela quarta sessão consecutiva, acompanhando a tendência negativa da generalidade das praças europeias, num dia em que a Galp Energia volta a estar sob forte pressão devido ao recuo do preço do petróleo.
Numa sessão em que o Stoxx 600 arrancou a cair 0,6%, o alemão Dax abriu a derrapar 0,9%, face à notícia de que a economia da Alemanha contraiu no terceiro trimestre, algo que não acontecia desde 2015. Em Portugal, o PSI-20 desvaloriza 0,37%, para 4.937,38 pontos, a quarta sessão consecutiva de perdas para a bolsa nacional.
Num contexto de queda dos preços do petróleo, a Galp Energia volta a estar em destaque esta quarta-feira, pela negativa. A petrolífera recua 2,16%, para 13,83 euros, pressionando a praça lisboeta de forma expressiva. A empresa não vê ganhos há sete sessões, com os títulos a desvalorizarem 7,85% desde terça-feira da semana passada.
Também há sete sessões cai o preço do petróleo. Em Londres, o barril de Brent regista perdas ligeiras de 0,05%, para 65,44 dólares, acumulando uma desvalorização de quase 10,6% desde terça-feira da semana passada. A matéria-prima acelerou as perdas esta semana, depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter publicado um tweet em que pressionou a OPEP a não cortar a produção de petróleo.
Outra empresa a contribuir para as perdas em Lisboa é o BCP. O banco liderado por Miguel Maya recua 0,76%, com as ações a cotarem em 24,92 cêntimos. A instituição continua a corrigir os ganhos da semana passada, depois de os acionistas terem dado o primeiro passo na retoma do pagamento de dividendos, numa assembleia-geral, depois de um jejum de oito anos.
A travar as perdas no principal índice nacional está a EDP. A elétrica portuguesa, presidida por António Mexia, avança 0,91%, para 3,106 euros.
(Notícia atualizada às 8h51 com mais informações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp Energia já perdeu 7,8% em sete sessões. Lisboa segue no vermelho
{{ noCommentsLabel }}