Nova SBE… com novo ou “velho” dean?
O conselho geral da Nova SBE, composto por 14 membros, vai decidir esta quarta-feira quem será o próximo dean, Daniel Traça e Pedro Santa Clara são os candidatos.
Quem vai ser o próximo dean da Nova School of Business and Economics (SBE)? Daniel Traça é o atual diretor e concorre a um novo mandato, Pedro Santa Clara era, até à formalização da sua candidatura, presidente da Fundação Alfredo de Sousa, são os dois responsáveis pelo que é o maior projeto universitário do país, a construção de uma nova escola, em Carcavelos (Cascais), que mobilizou a doação de cerca de 50 milhões de euros de privados. E esta quarta-feira, dia 12, um deles será escolhido para diretor, o outro (provavelmente) sairá da escola.
Quando, no dia 29 de setembro, o país conheceu a Nova SBE, dois homens protagonizaram aquela apresentação perante centenas de pessoas, doadores, alunos, convidados e o (inevitável) Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, já se sabia, nos bastidores que poderiam estar em confronto passadas algumas semanas. Confirmou-se. Daniel Traça é o diretor da escola, das mais reputadas do país, e Pedro Santa Clara foi o gestor do projeto que levantou a construção da nova escola. E, agora, há uma contagem de espingardas para se saber quem ganhará. E quem sairá. A decisão está nas mãos de apenas 14 nomes e, segundo o ECO apurou nos últimos dias, há neste momento um empate a sete.
Afinal, quem é que vota nestas eleições? Os 14 membros do conselho da escola, que é composto por oito docentes (eleitos por voto), um aluno (que representa o corpo estudantil) e cinco membros externos (detentores de cargos considerados relevantes na sociedade), formando, assim, o corpo central de governo. E quem são os seus nomes?
- Luís Amado é o presidente deste conselho
- Miguel Ferreira é o vice-presidente
- Maria João Carioca (membro externo)
- José Galamba de Oliveira (membro externo)
- José Soares dos Santos (membro externo em nome dos doadores)
- Sofia Tenreiro (membro externo)
- Álvaro Ferreira Silva (docente)
- José Crespo de Carvalho (docente)
- José Tavares (docente)
- Luís Almeida Costa (docente)
- Maria Carmo Seabra (docente)
- Pedro Pitta Barros (docente)
- Vasco Santos (docente)
- Filipe da Silva Lopes Berjano (representante dos alunos)
Nesta contagem, a decisão deverá cair para um dos lados por uma margem mínima, tendo em conta os alinhamentos já conhecidos, e que são notícia nos corredores da faculdade. Luís Amado, por exemplo, é tido como um voto certo em Daniel Traça, mas o próprio escusa-se a fazer quaisquer comentários sobre o assunto até à data da eleição. E há alinhamentos mais ou menos claros de professores que são da área da economia, e por isso próximos de Traça, enquanto Pedro Santa Clara terá o apoio de membros externos e de professores da área de finanças. Curiosa será a posição de José Soares dos Santos, presidente da Fundação Manuel dos Santos e representante dos doadores neste conselho.
Daniel Traça e Pedro Santa Clara apresentaram ao conselho os seus projetos para o próximo mandato, mas, entre os diversos doadores da nova faculdade, este confronto era desnecessário, e evitável. “Os dois complementam-se nas suas competências, não chegam sequer a ser concorrentes no respetivo perfil. E o modelo de gestão de uma faculdade deveria permitir um modelo de cooperação, sem hierarquias”, lamentou. O ECO sabe que há outros investidores que participaram neste processo que olham para esta corrida com preocupação. Com o futuro da escola, que tem o primeiro ano letivo nas novas instalações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova SBE… com novo ou “velho” dean?
{{ noCommentsLabel }}