Vai de férias? Amazon quer vigiar a sua casa com drones
A Amazon patenteou um sistema que usa drones para vigiar as casas dos clientes a pedido. Uma solução algo excêntrica para manter a casa "debaixo de olho" durante as férias.
São cada vez mais os que se queixam da vigilância massiva levada a cabo pelas grandes tecnológicas norte-americanas. Mas… e se essa vigilância fosse feita a pedido? É a ideia por detrás da nova patente da Amazon: um drone de vigilância capaz de passar pela sua casa sempre que quiser. E uma alternativa um tanto excêntrica para manter a sua propriedade mais segura durante as férias.
A ideia não é mais do que uma patente, pelo que não há qualquer confirmação de que o projeto vai sair do papel. Mas mostra o quão sério está a Amazon a pensar na nova era dos drones e da aviação privada. Sabe-se que a empresa quer entregar encomendar em poucas horas com recurso a drones e, agora, parece que também quer “espiar” as nossas casas… desde que tenha a nossa autorização.
Segundo o Business Insider (acesso condicionado), o sistema que foi idealizado pela Amazon permite “proteger” a privacidade das habitações vizinhas. Através da geolocalização, o aparelho é capaz de omitir as habitações e terrenos contíguos, para que não sejam captadas imagens de propriedades privadas sem autorização dos respetivos donos.
Fonte oficial da Amazon lembrou ao jornal que “as patentes demoram vários anos a serem atribuídas e não refletem necessariamente os produtos” que a empresa pretende lançar ao público. A multinacional reforçou, contudo, que o sistema não foi pensado para vigiar localizações de forma indiscriminada e arbitrária. “A patente mostra claramente que é um serviço opcional disponível para os consumidores que autorizem a monitorização das suas casas”, frisou a mesma fonte.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vai de férias? Amazon quer vigiar a sua casa com drones
{{ noCommentsLabel }}