Marco Galinha, do grupo Bel, Prozis e Apollo juntam-se para comprar a TVI, diz o Público
Grupo de empresários que quer comprar a Media Capital será financiado pelo Novo Banco, pelo Millennium BCP e pelo BBVA.
Depois da desistência da Cofina, um grupo de empresários que inclui Marco Galinha, líder do grupo Bel, a Prozis Group e Gustavo Guimarães, da Apollo, além da Nova Expressão, juntou-se para fazer uma proposta de compra da Media Capital, dona da TVI avança o Público (acesso condicionado). O grupo será financiado pelo Novo Banco, pelo Millennium BCP e pelo BBVA.
A Cofina tinha assinado um acordo de compra e venda da Media Capital com a Prisa, mas este ficou sem efeito, deixando assim espaço para outro negócio. O grupo de empresários formado entretanto terá já feito chegar ao Governo, nos últimos dias, uma carta a dar conhecimento da intenção de avançar com esta operação.
O presidente da administração da Prisa, Javier Monzón de Cáceres, terá já recebido também a proposta de aquisição do controlo da Media Capital, que foi subscrita por quatro investidores. São eles Marco Galinha, Gustavo Guimarães, Prozis Group e Nova Expressão, agência de meios. De salientar que o Grupo Bel, de Marco Galinha, tem atividade nas áreas da distribuição e da indústria, e é proprietário do Jornal Económico.
A proposta apresentada pelo grupo à Prisa é inferior aos 250 milhões de euros negociados antes com a Cofina, embora não seja revelado qualquer valor.
O negócio com a dona do Correio da Manhã parecia certo, mas os efeitos da pandemia nos mercados financeiros levaram o grupo a anunciar que a operação caiu por terra. Na altura o grupo argumentou que falhou o aumento de capital necessário para financiar parcialmente a operação, mas as duas empresas responsabilizaram-se mutuamente pelo insucesso.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marco Galinha, do grupo Bel, Prozis e Apollo juntam-se para comprar a TVI, diz o Público
{{ noCommentsLabel }}