Consumir produtos nacionais? Para 52% dos portugueses é um “dever”
Criação de emprego (82%), promoção do desenvolvimento económico (62%) e a qualidade superior dos produtos (57%) são os principais motivos para o consumo de produtos nacionais.
Com o país a enfrentar uma crise sem precedentes, são muitos os portugueses que consideram cada vez mais importante produzir e consumir produtos nacionais. Mais de metade (52%) considera este consumo como um “dever”, enquanto 30% refere que este é um objetivo ao qual se propuseram alcançar, de acordo com o inquérito do Observador Cetelem.
Cerca de 49% dos portugueses encaram o consumo de produtos nacionais como “prioritário” e 45% que dizem ser “importante”. Quando questionados sobre os motivos de consumir produtos made in Portugal, os inquiridos referem que o contributo para a criação de emprego (82%), promoção do desenvolvimento económico (62%) e a qualidade superior dos produtos (57%).
Para além de mencionarem a qualidade dos produtos nacionais para os inquiridos os produtos são ainda “mais seguros, tendo em conta que a origem e a composição são conhecidos” (28%). Para 23% dos portugueses o apoio à produção local é ainda importante para a promoção de laços sociais. São ainda mencionados como sendo uma forma de “preservar o saber fazer” (11%), de limitar o impacto ambiental (9%) e como sendo mais baratos, em comparação com os produtos importados (5%).
De acordo com este inquérito do Observador Cetelem Consumo 2020, “há mesmo quem diga que consumo de produtos locais é um “ato patriótico” (29%), ou um “orgulho” (19%)”.
O questionário contou com mil pessoas residentes em Portugal e foi realizado entre 20 de maio e 1 de junho de 2020.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Consumir produtos nacionais? Para 52% dos portugueses é um “dever”
{{ noCommentsLabel }}