É oficial: Facebook lança Instagram Reels, uma nova plataforma para concorrer com o TikTok
O Facebook acaba de anunciar oficialmente a chegada do Instagram Reels, uma plataforma inserida no Instagram para concorrer com o TikTok.
É oficial. O Facebook acaba de lançar uma plataforma integrada no Instagram para concorrer diretamente com a popular aplicação TikTok. “Hoje estamos a anunciar o Instagram Reels, uma nova forma de criar e descobrir vídeos curtos e engraçados no Instagram”, revelou a empresa em comunicado.
Nesta plataforma será possível gravar e editar vídeos com vários clipes de 15 segundos, com “áudio, efeitos e novas ferramentas criativas”, explica o Facebook. Estes poderão depois ser partilhados com os seguidores no Feed ou numa história e, se tiver uma conta pública, será possível disponibilizar os vídeos para a comunidade do Instagram através de um novo espaço no separador da Pesquisa.
Esta opção estará presente na parte inferior da câmara do Instagram, de onde será possível aceder a várias ferramentas de edição no lado esquerdo do ecrã. Entre estas encontram-se efeitos de Inteligência Artificial, semelhantes aqueles que já se podem utilizar nas Stories, bem como um temporizador ou formas de alterar a velocidade do vídeo ou de criar transições entre vídeos.
Existe também uma ferramenta de áudio, sendo que se pode pesquisar na biblioteca de músicas do Instagram ou usar o próprio áudio original. Quando partilhar um Reel, que também pode ser feito a partir dos vídeos na galeria do telemóvel, com um áudio original, esse “passa a ser atribuído à sua conta e se esta conta for pública, qualquer pessoa pode selecionar “Use Áudio” e criar Reels com esse áudio original”, explica a rede social.
Antes do anúncio formal, a rede social quis garantir que a nova plataforma seria atrativa, propondo acordos que terão chegado a alcançar, alegadamente, as centenas de milhares de dólares a alguns dos utilizadores mais populares do TikTok, no sentido de os convencer a mudarem para a app concorrente, segundo reportou o The Wall Street Journal, na altura.
O TikTok, que conquistou centenas de milhões de utilizadores nos EUA e na Europa em poucos meses e será concorrência direta desta nova plataforma, está neste momento para ser vendido. A Microsoft está em negociações para adquirir a aplicação, sendo que o presidente dos EUA já deu “aprovação informal” ao negócio. Donald Trump reiterou que o TikTok terá de encerrar as operações nos EUA a 15 de setembro, a não ser que a empresa chinesa ByteDance decida, até lá, vender a aplicação à Microsoft ou a outra empresa.
(Notícia atualizada às 15h25)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
É oficial: Facebook lança Instagram Reels, uma nova plataforma para concorrer com o TikTok
{{ noCommentsLabel }}