Marcelo diz se é candidato após intervenção sobre estado de emergência
O Presidente da República indicou estar a ser alvo de "várias pressões" para anunciar se é ou não candidato a um novo mandato. Anunciará a decisão após uma intervenção sobre o estado de emergência.
Marcelo Rebelo de Sousa está à espera de uma intervenção no quadro do estado de emergência para, depois, decidir e comunicar se é ou não candidato a um novo mandato. O Presidente da República tem discurso marcado sobre a renovação do estado de emergência para esta sexta-feira.
Questionado sobre quando anuncia uma eventual recandidatura, no final das cerimónias do 1 de dezembro, o chefe de Estado disse: “Tenho recebido várias pressões, de diversa natureza, e nas últimas semanas, mesmo quem recolha assinaturas e envie cartas. Mas a decisão é minha”, começou por dizer.
De seguida, acrescentou: “A decisão obedece a um objetivo: é esperar por um momento em que ainda devo intervir como Presidente da República no quadro do estado de emergência. Só depois disso é que sinto que devo tomar a decisão e comunicá-la aos portugueses”, reiterou.
O Presidente da República já marcou eleições Presidenciais para 24 de janeiro de 2021, especulando-se que se prepare para anunciar a recandidatura a Belém.
Transferência do SURE é “quota-parte do que contribuímos” para a UE
No dia em que se assinala a Restauração da Independência, o Presidente da República foi ainda confrontado com a transferência de uma primeira tranche do programa SURE, no valor de 3.000 milhões de euros, concluída esta terça-feira.
“Estes 3.000 milhões de euros são uma quota-parte daquilo que contribuímos para a União. Quando se pertence a uma União, dá-se e recebe-se. É uma primeira parcela, que todos os países receberam”, explicou.
“Ao longo dos anos, contribuímos. É justo que, num momento difícil, [Bruxelas] retribua o que os países deram”, concluiu.
O programa SURE serve para apoiar as empresas e o emprego nos Estados-membros da UE. A verba total é de 5.900 milhões de euros, que serão transferidos para Portugal em várias tranches.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo diz se é candidato após intervenção sobre estado de emergência
{{ noCommentsLabel }}