Cerca de 15 mil bombeiros começam a ser vacinados hoje
Cerca de 15.000 bombeiros voluntários, sapadores e municipais começam a ser vacinados hoje contra a Covid-19. O processo vai prolongar-se durante as próximas duas semanas.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que mais de 300 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 100 mil receberam a segunda, um anúncio feito no centro de saúde da Damaia onde os bombeiros começaram a ser vacinados esta quinta-feira. Este processo vai prolongar-se durante as próximas duas semanas e vai incluir cerca de 15 mil bombeiros voluntários, sapadores e municipais.
“Este ano de desafio e ao longo de todo este ano os profissionais de saúde tiveram sempre na linha da resposta, mas ninguém teria chegado a um hospital ou a um centro de saúde sem os bombeiros – responsáveis de 85% da ajuda pré-hospitalar no transporte de doente, disse Eduardo Cabrita, no arranque do processo de vacinação dos bombeiros da Damaia.
A ministra da Saúde, Marta Temido, que também esteve presente na Damaia, destaca que “este é um momento positivo”, mas lembra que “a vacina ajuda à proteção mas não é um escudo completo portanto o resto das medidas têm que ser mantidas”.
O Ministério da Administração Interna (MAI) sustenta que os bombeiros, dada a dimensão operacional do transporte pré-hospitalar que executam, desempenham “uma função essencial do Estado e por isso vão ser vacinados ao longo das próximas duas semanas”.
Segundo o MAI, a ordem de vacinação destes 15.000 bombeiros foi definida com base em critérios operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e abrange o universo de voluntários, sapadores e municipais.
O Ministério tutelado por Eduardo Cabrita indica que os locais de vacinação, em vários concelhos de cada um dos 18 distritos do continente, foram estabelecidos de acordo com a distribuição geográfica dos 15.000 bombeiros.
De acordo com o MAI, Lisboa e Porto são os distritos com mais bombeiros que vão ser vacinados contra a Covid-19, 2.181 e 1.916 respetivamente, seguido de Viseu (1.025), Aveiro (958), Coimbra (945), Leiria (945), Braga (910), Santarém (842), Setúbal (829) e Vila Real (687).
No distrito da Guarda vão ser vacinados 644 bombeiros, em Faro 617, em Castelo Branco 500, em Bragança 477, em Portalegre 388, em Viana do Castelo 347, em Beja 358 e em Évora 326.
O MAI refere ainda que a vacinação dos bombeiros marca o início da nova fase do programa nacional de vacinação.
Em Portugal, morreram 14.718 pessoas dos 774.889 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
(Notícia atualizada às 10H19 com as declarações de Eduardo Cabrita e Marta Temido)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cerca de 15 mil bombeiros começam a ser vacinados hoje
{{ noCommentsLabel }}