Hoje nas notícias: Sondagem, Magalhães e floresta
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O PS agrega 37,6% das intenções de voto, percentagem superada pelo conjunto da direita nas últimas sondagens, dão conta os jornais esta segunda-feira. Numa altura em que avança o programa Escola Digital, o Governo comprou 139 mil computadores à empresa que lançou os portáteis Magalhães. A imprensa dá também conta de que as rendas comerciais com equipamentos no interior vão ficar isentas de IVA. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.
PS ultrapassado pela direita com impulso dos liberais
O PS conta com 37,6% das intenções de voto na última sondagem DN/JN/TSF, sendo ultrapassado pelo conjunto da direita, numa altura em que sofre o impacto da evolução da pandemia. O PSD mantém-se inalterado enquanto a Iniciativa Liberal ajuda a impulsionar a direita a superar, junta, o resultado do partido liderado por António Costa. A IL contabiliza 5,7% nesta sondagem.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (ligação indisponível).
Governo compra 139 mil computadores à empresa do Magalhães
A empresa que lançou o portátil Magalhães, distribuído pelo Governo de José Sócrates aos alunos a partir de 2008, vai voltar a fornecer computadores ao Estado. O Governo comprou 139 mil computadores à JP Sá Couto, que já entregou 54 mil equipamentos e vai entregar mais 85 mil, no âmbito do projeto Escola Digital.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).
Rendas comerciais com equipamentos isentas de IVA
O arrendamento comercial de um imóvel que tenha equipamentos no interior passará a estar isento do pagamento de IVA. Em causa estava uma diferença aplicada entre o arrendamento apenas de um imóvel e um com equipamentos, que a Autoridade Tributária (AT) considerava ter de pagar IVA. No entanto, vários acórdãos do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) indicam que o imposto deverá ser diferente consoante o papel do proprietário na gestão do imóvel e a AT emitiu uma nova orientação sobre o assunto, obrigando proprietários e arrendatários a rever planeamentos fiscais.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
25 autarquias captam mais de metade do apoio à habitação acessível
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) reserva 1.251 milhões de euros para resolver problemas de carências habitacionais a 26 mil famílias até 2024. Há subvenções previstas para o programa de apoio ao acesso à habitação e, até fim de fevereiro, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) tinha celebrado 26 acordos de colaboração. Estes dizem respeito a 25 autarquias (cerca de 14.705 famílias) e um financiamento de 710 milhões de euros, ou seja, mais de metade do total do PRR.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Governo cria prémio de 50 mil euros para proteger florestas
O Governo prepara-se para discutir, no próximo Conselho de Ministros, um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. Este prémio será de 50 mil euros e será acompanhado por um pacote legislativo dedicado à floresta. O Conselho de Ministros deverá também aprovar o programa de ação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, a alteração à Lei dos Solos que institui o arrendamento forçado de terras abandonadas, entre outros diplomas.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Sondagem, Magalhães e floresta
{{ noCommentsLabel }}