CTT cedem mais de 2% após contas e pressionam bolsa de Lisboa

CTT viram lucros caírem mais de 40% no ano passado e cortou dividendo. Ações seguem em baixa de 2% e pressionam a bolsa nacional no arranque da sessão. Europa também recua.

Os CTT registam a maior queda na bolsa de Lisboa no arranque da sessão. As ações descem 2,05% para 2,86 euros, depois de o operador postal ter apresentado esta terça-feira uma descida de 43% dos lucros para 16,7 milhões de euros, e de ter apresentado uma proposta de dividendo 8,5 cêntimos por ação, a pagar no dia 21 de maio, e que representa um corte de quase 23% face ao dividendo proposto no ano passado (entretanto cancelado devido à pandemia).

A queda da empresa de correios está, assim, a condicionar a negociação na bolsa, com o PSI-20, principal índice português, a ceder 0,41% para 4.815,77 pontos, com apenas duas cotadas ganham terreno no arranque da sessão. Uma delas é a Jerónimo Martins, cujos títulos avançam 0,30% para 13,375 euros.

Do lado negativo, além dos CTT, destaque para a EDP e o BCP que caem em torno de 0,20%, enquanto a EDP Renováveis cede 1,0% para 17,80 euros e a Galp recua 0,53% para 10,37 euros. O petróleo cedeu na última sessão devido aos receios com a suspensão da vacina da AstraZeneca.

As ações da Nos também perdem força, recuando 0,46% para 3,052 euros, depois de terem brilhado na sessão anterior (valorizou mais de 3%) beneficiando da melhoria do preço-alvo atribuído pelo Credit Suisse, para 3,30 euros, dos anteriores 3,20 euros.

Lisboa acompanha as perdas lá fora. O Stoxx 600, o índice de referência no Velho Continente, abriu a cair cerca de 0,1%, enquanto as quedas nas bolsas de Paris e Madrid se situavam entre 0,1% e 0,2%. Já o alemão Dax 30 soma ligeiros 0,1% e contraria o sentimento negativo na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT cedem mais de 2% após contas e pressionam bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião