Censos 2021 geram uma média de 18 reclamações por dia
A não receção da carta com os dados de acesso para o preenchimento online e as dificuldades em aceder ao site são os principais motivos que originaram queixas.
Entre o dia 19 de abril e o dia 3 de maio, chegaram ao Portal da Queixa 276 reclamações dirigidas ao Instituto Nacional de Estatística (INE), relacionadas com os Censos 2021, o que representa uma média de 18 reclamações por dia.
Entre os principais motivos reportados pelos portugueses estão a não receção da carta com os dados de acesso para o preenchimento online (83% das reclamações) e as dificuldades em aceder ao site onde os inquéritos podem ser respondidos (10% das queixas).
O INE prolongou até ao dia 31 de maio o prazo entregar os Censos 2021 pela internet. No entanto, a partir desta data, os recenseadores irão fazer uma segunda ronda pelos alojamentos que ainda não tenham respondido para tentar recolher mais respostas.
Entre o dia 19 de abril e o fim do prazo inicial, o INE recebeu cerca de 3,7 milhões de respostas, representando 80% dos alojamentos cobertos pelo recenseamento e referindo-se à situação de mais de 9 milhões de pessoas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Censos 2021 geram uma média de 18 reclamações por dia
{{ noCommentsLabel }}