CTT lidera na bolsa de Lisboa e acumula já subida de 10% na semana

A Altri perdeu 0,92% para 5,38 euros no dia em que anunciou que vai avançar com uma Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) da subsidiária de energias renováveis, a GreenVolt.

A bolsa de Lisboa fechou em alta, quebrando o sentimento negativo dos últimos dois dias e acompanhar a tendência positiva que se viveu por toda a Europa. O índice de referência nacional, o PSI-20, valorizou 0,76% para 5.077,57 pontos, com 14 das 18 cotadas no verde, três no vermelho e uma inalterada.

A liderar estiveram os títulos dos CTT, que avançaram 3,2% para 4,83 euros por ação, que elevam para 10,8% a valorização desde segunda-feira. Nesse período, a operada postal concluiu o programa de recompra de ações próprias que lançou em maio, tendo atingido 1% do capital e 1,5 milhões de títulos. Em simultâneo, a gestora espanhola Bestinver Gestión comprou uma participação de 2,016% no capital.

Além dos CTT, também a EDP esteve entre os maiores ganhos do PSI-20, depois de o CEO Miguel Stilwell d’Andrade ter anunciado que a empresa está a preparar a venda de três portefólios de ativos renováveis na Europa que podem valer até 1,5 mil milhões de euros. A casa-mãe subiu 1,56% para 4,553 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis avançou 0,93% para 18,49 euros.

Entre outros pesos-pesados do índice, a Nos ganhou 1,43% para 2,98 euros e a REN somou 1,31% para 2,315 euros. O retalho foi um dos setores em alta na Europa na sessão, sendo que em Lisboa a Sonae subiu 0,87% para 0,8135 euros e a Jerónimo Martins ganhou 0,48% para 15,605 euros. O BCP somou 0,14% para 0,1424 euros.

Em sentido contrário, a Semapa (que desvalorizou 1,53% para 11,60 euros) e a Ibersol (que recuou 1,32% para 6 euros) estiveram entre as cotadas que fecharam no vermelho. A Altri perdeu 0,92% para 5,38 euros no dia em que anunciou que vai avançar com uma Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) da subsidiária de energias renováveis, a GreenVolt, numa operação que poderá render um encaixe de 206 milhões.

Apesar disso, Lisboa conseguiu acompanhar o sentimento europeu. O Stoxx 600 avançou 0,9%, tal como o alemão DAX, enquanto o britânico FTSE 100 ganhou 0,6%, o francês CAC ganhou 1,2% e o espanhol IBEX 1%. As bolsas europeias estão a beneficiar da tendência que se vive em Wall Street, bem como da melhoria do clima empresarial na Alemanha em junho e o reforçar do apoio do Banco de Inglaterra à economia, que afastou receios de subidas antecipadas de juros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT lidera na bolsa de Lisboa e acumula já subida de 10% na semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião