Portugal é o segundo país da UE com menor excesso de mortalidade em junho

Em junho, voltou a registar-se um decréscimo no excesso de mortalidade na União Europeia. A Suécia é o Estado-membro com um maior recuo (-2,3%), seguido por Portugal (-0,4%). 

Em junho, o excesso de mortalidade na União Europeia (UE) recuou 6%, com as taxas nacionais a oscilarem entre subidas e recuos, revelou esta sexta-feira o Eurostat. Portugal e a Suécia estão entre os Estados-membros com os maiores decréscimos, ao passo que a Letónia e a Grécia lideram nas subidas.

Com o surgimento da pandemia de Covid-19, em março do ano passado, o excesso de mortalidade no bloco comunitário teve dois ciclos. Um primeiro entre março e maio de 2020, tendo atingido o “pico” em abril desse ano: mais 25% óbitos do que a média registada no mesmo mês entre 2016 e 2019. Este “pico” voltaria a ser superado na segunda vaga da pandemia, com o mês de novembro de 2020 a registar um aumento de 40% no excesso de mortes, face ao período homólogo entre 2016 e 2019.

Além disso, e olhando especificamente para este ano, se os primeiros dois meses de 2021 foram positivos, tendo-se registado um decréscimo deste indicador, no mês seguinte a situação voltou a regredir. Em março, verificaram-se mais 10,3% óbitos do que a média registada entre o mesmo mês de 2016-2019, enquanto em abril este aumento atingiu os 20,9%.

Depois disso, em maio e junho, este indicador voltou a regredir. Em junho, verificou-se um decréscimo de 6% no excesso de mortalidade da UE, ainda que seja variável entre os Estados-membros, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat esta sexta-feira. Se olharmos especificamente para os países pertencentes à UE, a Suécia é o país com um maior recuo (-2,3%), seguido por Portugal (-0,4%).

Excesso de mortalidade na UE em junho 2021Fonte: Eurostat

Já se consideramos os países pertencentes ao espaço Schengen, Suécia e Portugal são apenas ultrapassados pelo Liechtenstein (-43,3%), sendo que a Suécia esta empatada com a Noruega (-2,3%).

Em contraciclo, Letónia e Grécia lideram nas subidas. Os cidadãos da Letónia registaram um aumento de 20,5% no excesso de mortalidade em junho, face ao período homólogo, ao passo que na Grécia este aumento foi de 18,2%. Estes países são seguidos pela Estónia e Lituânia, que registaram, respetivamente um aumento de 17,9% e de 15,9%.

Mortalidade em Portugal aumentou no mês de julho

Também esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou em Portugal, a mortalidade em julho aumentou relativamente ao mês anterior, mas a tendência de redução do número de óbitos por comparação com o período homólogo de 2020 manteve-se.

Os dados das estatísticas vitais do INE, citados pela Lusa, referem que em julho morreram 8.757 pessoas, mais do que no mês anterior (+549), mas a tendência decrescente relativamente ao período homólogo de 2020 não se alterou, tendo-se registado menos 1.654 óbitos.

O número de óbitos por covid-19 em julho subiu para 268 (+192 relativamente a junho de 2021), representando 3,1% do total de óbitos.

O INE lembra que foi no mês de janeiro deste ano que se registou o maior número de óbitos mensal desde o início da pandemia (19.670), a que corresponde um aumento de 65,8% (+7.808 óbitos) relativamente ao mesmo mês de 2020. Do total de óbitos, 5.785 foram por Covid-19, representando 29,4% da mortalidade em janeiro e o máximo mensal de óbitos por Covid-19.

Depois de terem sido atingidos estes valores, a mortalidade começou a cair em fevereiro, para 12.762 óbitos, “continuando, todavia, a registar valores superiores aos do mês homólogo de 2020”, com mais 29,2% (+2 882 óbitos). Nesse mês o número de óbitos por Covid-19 foi 3.594, o segundo mais elevado, a seguir a janeiro, correspondendo a 28,2% do total.

Excluindo os óbitos por covid-19 registados em fevereiro, a mortalidade neste mês ter-se-ia situado, pela primeira vez após o início da pandemia, abaixo do valor homólogo de 2020 (-712 óbitos)”, sublinha o INE.

Os dados do INE mostram depois que em março, abril, maio e junho deste ano o número de óbitos continuou a cair, atingindo valores abaixo dos registados nos mesmos meses de 2020.

(Notícia atualizada às 11h58 com os dados da mortalidade em Portugal referentes a julho de 2021)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o segundo país da UE com menor excesso de mortalidade em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião