Fisco avalia casa de Cristiano Ronaldo em 680 mil euros
Valor Patrimonial Tributário fica longe da referência tida em conta pelo Fisco na avaliação dos imóveis para pagamento de IMI, que deve corresponder a cerca de 80% a 90% do valor de mercado.
O Fisco atribuiu ao apartamento de luxo de Cristiano Ronaldo na rua Castilho, em Lisboa, o Valor Patrimonial Tributário (VPT) de 680.720 euros, quando este foi comprado por 7.594.400 euros. No entanto, o VPT atribuído fica longe da referência tida em conta pelo Fisco na avaliação dos imóveis para pagamento de IMI: desde 2003 que se considera que o valor atribuído a um imóvel corresponde a cerca de 80% a 90% do valor de mercado. A notícia é do Correio da Manhã (acesso pago).
No caso do apartamento de Ronaldo, o Fisco atribuiu ao imóvel um valor que corresponde a 0,0896 do valor de aquisição no mercado, tendo em conta que o jogador pagará um imposto total sobre este imóvel de 2.365 euros: 1.800 euros de IMI (taxa de 0,3% sobre 600 mil euros) e 565 euros de AIMI (taxa de 0,7% sobre os restantes 80.720 euros).
De acordo com um perito imobiliário, a causa deste diferencial resulta da fórmula de cálculo do VPT, pois os critérios da fórmula são rígidos e não permitem que a Autoridade Tributária (AT) obtenha um valor na ordem de 80% ou 90% do preço de aquisição das casas de luxo. Perante a atual fórmula, uma especialista em assuntos fiscais diz que “os imóveis mais caros têm tendência para ser subavaliados pelo Fisco”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fisco avalia casa de Cristiano Ronaldo em 680 mil euros
{{ noCommentsLabel }}