CaixaBank compra 700 milhões de dívida do BPI
Acionista espanhol volta a emprestar dinheiro ao BPI para reforçar os níveis de proteção face a eventuais problemas, subscrevendo na íntegra os 700 milhões de dívida que banco português vai emitir.
O BPI prepara-se para concluir uma emissão de dívida no valor de 700 milhões de euros, numa operação que visa reforçar a posição do banco face a eventuais problemas e cujos títulos já têm comprador: o acionista espanhol CaixaBank, que tem vindo, de resto, a tomar as emissões do seu banco português.
De acordo com a informação prestada ao mercado, o banco liderado por João Pedro Oliveira e Costa adianta que “decidiu realizar uma emissão de dívida sénior não preferencial no montante de 700 milhões de euros”, que será subscrita “integralmente” pelo CaixaBank — que já havia comprado a anterior emissão de 450 milhões em fevereiro de 2020.
Os títulos têm a maturidade em outubro de 2027 (prazo de seis anos), sendo que o banco pode recomprar a dívida no final do quinto ano.
As condições da operação foram fixadas esta sexta-feira, adianta o BPI: terá uma taxa de cupão indexada à Euribor a 6 meses acrescida de um spread de 9 pontos base. Ou seja, com a Euribor atualmente nos -0,528%, o banco português contará uma taxa inicial a rondar os 0,4%, que variará no futuro em função das condições do mercado interbancário.
Uma vez que foi o seu acionista a tomar a emissão, foi obtida a opinião de um auditor independente que confirmou que “as condições de pricing da emissão são adequadas às atuais condições de mercado”.
A emissão visa reforçar os passivos elegíveis para cumprimento do requisito futuro de MREL (requisito mínimo de fundos próprios e créditos elegíveis), que obriga os bancos europeus com importância sistémica a constituir uma almofada financeira adicional para fazer face às dificuldades. No caso de haver perdas, estes instrumentos são absorvidos para restaurar o respetivo capital do banco.
Prevê-se que a emissão e respetiva liquidação aconteçam a 6 de outubro, informa ainda o BPI.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CaixaBank compra 700 milhões de dívida do BPI
{{ noCommentsLabel }}