5 coisas que vão marcar o dia

Arranca o Autovoucher, desenhado para compensar a subida dos preços dos combustíveis, no dia em que Portugal volta aos mercados de dívida.

No dia em que Portugal volta aos mercados de dívida, o primeiro-ministro vai a Berlim para se encontrar com Olaf Scholz e com Angela Merkel. É também o arranque do Autovoucher, programa desenhado pelo Governo para compensar a subida dos preços dos combustíveis. O dia será ainda marcado pela apresentação de resultados da Sonae, bem como pelos dados trimestrais do emprego divulgados pelos gabinetes de estatísticas nacional e europeu.

Portugal volta aos mercados de dívida

O IGCP, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, vai fazer esta quarta-feira dois leilões de Obrigações do Tesouro com maturidade em 17 de outubro de 2031 e 15 de abril de 2037. O montante indicativo global desta operação, que ocorre depois da turbulência das últimas sessões que levaram os juros dos títulos nacionais a subirem consideravelmente, situa-se entre os 750 milhões de euros e os 1.000 milhões.

Arranca o Autovoucher

Começa esta quarta-feira o Autovoucher, isto é, o desconto que o Governo criou para fazer face às subidas dos preços dos combustíveis e que será operacionalizado através da plataforma do IVAucher. Neste programa, será feita a devolução aos portugueses do montante correspondente a dez cêntimos por litro de combustível, até 50 litros por mês, o que se traduz em 25 euros em cinco meses, já que o programa decorre até março.

Costa encontra-se com Olaf Scholz e Merkel

O primeiro-ministro vai a Berlim para se encontrar ao almoço com o vice-chanceler e vencedor das recentes eleições gerais alemãs, Olaf Scholz, e depois, ao jantar, com a chanceler cessante Angela Merkel. Em cima da mesa vão estar os temas da agenda europeia, nomeadamente as políticas para a recuperação social e económica e as relações bilaterais entre os dois países.

Sonae apresenta resultados

A Sonae vai apresentar esta quarta-feira os resultados do terceiro trimestre de 2021, após o fecho dos mercados. No primeiro semestre do ano, a Sonae registou lucros de 62 milhões de euros, um resultado que compara com os prejuízos de 87 milhões registados no mesmo período do ano passado, à boleia de um segundo trimestre “encorajador” com a reabertura da economia.

Como evoluiu o emprego?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai publicar esta quarta-feira as Estatísticas do Emprego referentes ao terceiro trimestre deste ano. No segundo trimestre de 2021, a taxa de desemprego em Portugal foi estimada em 6,7%, o que é inferior em 0,4 pontos percentuais face ao registado no trimestre anterior. Além disso, o Eurostat vai também divulgar estatísticas trimestrais sobre o emprego, mas referentes ao segundo trimestre do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião