“Vamos Falar Seguro” é novo projeto de literacia da ASF
Conteúdos digitais com objetivo de apoiar o consumidor na compreensão dos produtos e serviços do setor segurador e fundos de pensões são apostas da Autoridade de Supervisão.
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) iniciou a série “Vamos Falar Seguro”, um projeto de comunicação com o consumidor, “focado na disponibilização de conteúdos em formatos mais apelativos e que pretendem reforçar a acessibilidade e compreensão e transparência da informação disponibilizada”, afirma o organismo.
O novo programa de formação financeira tem objetivo de “apoiar o consumidor na compreensão dos produtos e serviços do setor segurador e do setor dos fundos de pensões,” propõe a autoridade adiantando que os conteúdos estarão disponíveis nas diferentes plataformas digitais da ASF, com periodicidade de 15 dias, sendo complementados através de um conjunto de outros materiais de formação financeira.
A primeira fase do projeto inclui 10 vídeos informativos, com a marca Vamos Falar Seguro, “nos quais se discutem questões de natureza muito prática e se respondem a algumas das dúvidas mais frequentemente apresentadas pelos consumidores” em diferentes matérias, tais como o “seguro de saúde, o sinistro automóvel, o seguro de vida associado ao crédito à habitação, a contratação de seguros através de canais digitais e o procedimento de apresentação de uma reclamação”.
O primeiro episódio da série de formação, dedicado ao tópico “O seguro de saúde explicado,” acessível no Portal do Consumidor da ASF tem a contribuição de Lucélia Fernandes, do Departamento de Supervisão Comportamental da ASF, explicando conceito, coberturas e outros aspetos associados a estes contratos de seguro. Nas próximas semanas serão disponibilizados os episódios “Tive um acidente automóvel. E agora?”, “Vou comprar casa. E o seguro de vida?”, “Contratação de seguros através de canais digitais” e “Como apresentar uma reclamação”.
Segundo acrescenta nota informativa do organismo de Supervisão, o desenvolvimento de iniciativas de formação financeira através de canais digitais pretende não só “melhorar o acesso do consumidor à informação, aumentando o seu alcance e eficácia, como também tornar os conteúdos mais inclusivos e disponíveis a um maior número de pessoas”.
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