Grupo Allianz registou o “melhor 3º trimestre de sempre,” diz CEO
O negócio de seguros Vida e de Saúde (doença) evidenciaram forte crescimento. O balanço apresentado beneficiou ainda do desempenho na área de gestão de ativos.
O grupo Allianz consolidou 9,9 mil milhões de euros de lucro operacional nos primeiros nove meses do ano, um incremento de 27,2% face ao período comparável do exercício anterior e correspondendo a 82% do objetivo para todo 2021, fixado em 12 mil milhões.
O trimestre de julho a setembro gerou 3,2 mil milhões de euros de lucro operacional (+11,3% do que um ano antes) com a receita total a crescer 9,5%, para 34,4 mil milhões de euros. O resultado do terceiro trimestre explica-se pelo desempenho recorde registado nos segmentos de gestão de ativos, onde o lucro cresceu 30%,para 882 milhões, e na atividade de seguros Vida e Saúde, área em que o valor de novos prémios alcançou 19,7 mil milhões, apontando crescimento homólogo próximo de 53%.
“Este foi o nosso melhor terceiro trimestre de sempre,” assinalou Oliver Bäte, Chief Executive Offcer (CEO) do grupo (Allianz SE). Em consequência, o lucro atribuível aos acionistas da companhia germânica ascendeu a 2,1 mil milhões de euros, montante 2,3% superior ao do 3ºT de 2020.
No negócio P&C (ramos de seguro não-Vida), a receita progrediu 9% (+7,2% em termos orgânicos e corrigido do efeito cambial), totalizando 14,1 mil milhões de euros nos três meses concluídos no final de setembro. O rácio combinado subiu 0,2 pontos percentuais, calculado em 94,7%.
Por seu lado, a área de gestão de ativos beneficiou do expertise da PIMCO (gestora de patrimónios) e da Allianz Global Investors e do crescimento e ganhos de produtividade “em todo o mundo e em todas as classes de ativos.” Os recursos sob gestão superaram recorde anterior, rondando 2,55 biliões de euros no fecho do trimestre. Do total sob gestão, 1,88 biliões são ativos de terceiras partes que, beneficiando incremento de entradas e condições favoráveis (câmbios e mercado financeiro), evidenciam acréscimo de 169 mil milhões de euros face ao contabilizado no encerramento de 2020, detalha o comunicado do grupo segurador alemão.
A Allianz, proprietária da marca mais valiosa entre todas as globais que concorrem no setor, apurou lucro líquido de 6,9 mil milhões de euros no conjunto dos primeiros nove meses de 2021, crescendo 38,3% em variação homóloga, terminando o período reportado com rácio de capitalização de 207% (regime Solvência II).
Face aos números apresentados, a Allianz SE reviu a sua meta de lucro operacional para 12 mil milhões no final de 2021, montante variável em +/- 1 000 milhões.
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