Apple negoceia usar IA generativa da Google nos iPhones
Apple está a negociar com a Google usar o motor de IA generativa Gemini na próxima versão do sistema operativo dos iPhones.
A Apple está em negociações com a Google para usar o motor de inteligência artificial (IA) Gemini no sistema operativo dos iPhones, avançou esta segunda-feira a Bloomberg.
A marca está a preparar novas funcionalidades de IA generativa para integrar no iOS 18. No entanto, apesar de estar a trabalhar no seu próprio modelo, conhecido internamente por Ajax, continua atrás de outros modelos disponíveis no mercado, como os da Google ou os da OpenAI, criadora do ChatGPT, que é financiada pela Microsoft, aponta a agência.
Em simultâneo, um acordo entre a Apple e a Google permitiria a esta última alcançar milhares de milhões de novos utilizadores. Importa recordar ainda que a Google é, historicamente, a que fornece o motor de busca padrão usado nos iPhones, serviço pelo qual a Apple paga à Google milhares de milhões de dólares por ano.
Segundo a Bloomberg, a Apple também estudou a possibilidade de recorrer, antes, aos modelos da OpenAI. Esta última ganhou fama mundial em novembro de 2022 depois de lançar o ChatGPT, um programa de IA generativa que responde e executa pedidos dos utilizadores em linguagem natural.
A agência nota também que um acordo com a Google poderá gerar uma nova vaga de escrutínio às duas multinacionais ao nível da concorrência. Mas não seria o primeiro acordo deste tipo envolvendo o motor da Google: a Samsung lançou em janeiro novos smartphones com funcionalidades de IA alimentadas pelo Gemini.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apple negoceia usar IA generativa da Google nos iPhones
{{ noCommentsLabel }}