“Coar.gato.trens”? É a nova morada do Parlamento… na Cabify
Três palavras aleatórias, separadas por pontos. É o novo sistema de moradas da Cabify, que permite que faça uma viagem até um ponto exato no mapa da cidade. "Coar.gato.trens" vai dar ao Parlamento.
Quer ir até ao Parlamento num Cabify? Escolha “coar.gato.trens” como destino. Quer ficar em frente ao Arco da Rua Augusta? Vá para “eleger.boiar.iguais”. Já se escrever “tento.cozer.índice”, o motorista irá parar mesmo junto à porta do ECO.
A Cabify dividiu o mapa de Portugal numa grelha de quadrados de três por três metros com a ajuda da startup britânica what3words. Até aqui, se escolhesse o Terreiro do Paço como destino, o fim da viagem seria sempre no mesmo local. Com esta nova grelha, os utilizadores podem pedir uma viagem para uma localização exata, com precisão de três metros.
É como um novo tipo de morada, designada por três palavras aleatórias do dicionário, separadas por pontos. O resultado será sempre uma combinação de palavras que dificilmente farão sentido.
Embora já seja possível definir estes locais como destino, a implementação completa da nova funcionalidade só chegará ao telemóvel dos utilizadores “nas próximas semanas”, de acordo com a empresa. É na próxima atualização do aplicativo da Cabify que poderá descobrir qual o código de três palavras que lhe permitirá viajar de qualquer sítio até à porta da sua casa, por exemplo. Ou até à esquina de uma rua. Pode ter uma ideia geral do funcionamento do sistema se instalar diretamente a aplicação da what3words, disponível nas principais lojas de aplicações.
“Para os motoristas, o maior nível de precisão que a what3words oferece irá eliminar o desafio de procurar os pontos de origem e de destino. Seja uma porta específica, a entrada de um estádio, uma esquina de uma rua ou a porta de um jardim, a possibilidade de os utilizadores introduzirem localizações exatas permitirá um planeamento de rota mais eficiente. Ao mesmo tempo, torna a experiência mais conveniente para os utilizadores, os quais frequentemente perdem tempo a indicar aos motoristas a sua localização exata”, indica a Cabify Portugal num comunicado divulgado esta quarta-feira.
Este novo sistema pode ser confuso à primeira vista. Mas propõe-se a resolver um problema que pode acontecer a alguns utilizadores que viajam para certos destinos. Existem localizações predefinidas nos mapas digitais das cidades que podem levar a que a viagem termine nas traseiras de um prédio, por exemplo. É o resultado de erros de cálculo por parte do algoritmo que faz esta tecnologia funcionar. A tecnologia da what3words permite mitigar esse problema.
Aliás, a Cabify Portugal reconhece isso na mesma nota. “Pontos de localização no meio de edifícios dificultam a missão de saber o ponto exato de recolha bem como a ocorrência de erros ao introduzir nomes de ruas ou até a falta de reconhecimento da morada exata pelas ferramentas de mapeamento”, refere a empresa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Coar.gato.trens”? É a nova morada do Parlamento… na Cabify
{{ noCommentsLabel }}