BCP pode antecipar para julho o fim dos cortes salariais

Se o BCP reembolsar todos os CoCo's até julho, os cortes nos salários dos funcionários podem ser levantados nessa data. É o novo acordo de trabalho do BCP. E também o há no Montepio.

A partir de julho de 2017, os trabalhadores do Banco Comercial Português (BCP) passarão a receber o salário na totalidade, sem cortes. É seis meses antes do previsto, refere o Jornal de Negócios, que cita informação da Febase.

No entanto, a medida só avançará se todos os 750 milhões de euros em CoCo’s forem reembolsados ao Estado até essa data. A decisão resultou da negociação entre o banco e a federação, que culminou com a assinatura de uma revisão do Acordo Coletivo de Trabalho pelo Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas e pelo Sindicato dos Bancários do Centro.

Os cortes salariais entre 3% e 11%, atualmente em vigor, aplicam-se aos funcionários que, a partir de 2014, estejam a receber mais de mil euros mensais, explica o jornal. Mantinham-se até um ano depois do reembolso de todas as obrigações convertíveis de capital contingente ao Estado, prevista para 2017. Com a entrada dos chineses da Fosun no capital, o banco espera fazê-lo ainda no primeiro semestre do ano.

A Febase avança, em comunicado, que “as promoções passam a ser por mérito e a ter de abranger, anualmente, 16% dos trabalhadores entre os níveis cinco e nove, assegurando, em consequência, a subida do nível salarial”. É, para a federação, “um acordo que permite manter a estabilidade social e o nível de empregabilidade dentro do Grupo BCP”.

Também há acordo no Montepio

À redação do ECO chegou ainda outro comunicado da Febase, que confirma a assinatura de um Acordo Coletivo de Trabalho entre a Caixa Económica Montepio Geral e o Sindicato dos Bancários do Norte, o Sindicato dos Bancários do Centro e o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas. Abrange não só o Montepio Geral como também o Montepio Valor e o Montepio Crédito.

“O acordo agora firmado traduz o empenho, esforço e responsabilidade de todas as partes, o que permitiu construir uma plataforma de entendimento que melhor defende a manutenção de postos de trabalho, os interesses dos trabalhadores e da instituição”, sublinha a federação.

“Consideramos que se trata de um Contrato Coletivo de Trabalho equilibrado, que reúne práticas já existentes na nossa instituição, às quais damos a força de regulamentação, com novos benefícios e práticas de gestão que valorizam os colaboradores e o seu desenvolvimento profissional, prevendo um conjunto de benefícios sociais impar no setor”, afirmou José Félix Morgado, presidente do banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP pode antecipar para julho o fim dos cortes salariais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião