Manipulação da dívida: Peter Boone absolvido

O professor de Harvard foi absolvido, avança o Diário de Notícias.

O professor de Harvard acusado pelo Ministério Público foi absolvido. Em causa estavam 819 mil euros ganhos alegadamente com a manipulação do mercado relacionado com a dívida pública portuguesa. A notícia é do Diário de Notícias que avança que a juíza de instrução arquivou o processo.

O DN escreve que a juíza entende que não ficou provado que houve uma intenção de manipulação da dívida do professor de Harvard e com isso ganhar dinheiro. Esta decisão vem no seguimento da acusação feita pelo Ministério Público, depois da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ter feito uma queixa ao Departamento de Investigação e Ação Penal por suspeita de manipulação do mercado.

A situação em causa ocorreu em abril de 2010 quando um artigo no The New York Times apontava Portugal como o próximo país a pedir um resgate, depois de ter sido anunciado o pedido de assistência financeira à Grécia. Esse artigo era assinado por Peter Boone e Simon Johnson e provocaram uma subida dos juros da dívida pública portuguesa de 4,4% para os 5% na semana seguinte.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Manipulação da dívida: Peter Boone absolvido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião