Obama: “A Presidência e a vice-presidência são maiores do que nós”
Barack Obama reconheceu a derrota dos democratas, pediu aos jovens que não se deixem tornar cínicos e apelou à união entre os americanos. Vale sempre a pena lutar pelo que acreditamos, frisou.
União, democracia, fé na política. O discurso de Barack Obama foi direto ao ponto: Hillary perdeu as eleições mas merece admiração, os jovens que acreditaram nela e se envolveram na política não se devem tornar cínicos, a derrota faz parte da democracia e há que unir o país. Obama passa o testemunho a Donald Trump: “A Presidência e a vice-presidência são maiores do que nós”, lembra.
Barack Obama falou logo a seguir a Hillary Clinton e fez questão de elogiar a derrotada. Não podia estar mais orgulhoso da candidata democrata, apesar dos resultados: “Estou orgulhoso dela”, frisou. Até porque, lembrou, as derrotas fazem parte da democracia. “Já perdi eleições antes, é assim que a política funciona”, diz. “Lambemos as feridas, sacudimo-nos e voltamos a jogo, seguimos em frente. Essa presunção de boa-fé é essencial para uma democracia vibrante”, defendeu.
"Para os jovens, que se envolveram na política pela primeira vez e talvez estejam desapontados, não fiquem desiludidos. Não se tornem cínicos.”
O ainda Presidente dos EUA citou Hillary para se dirigir aos jovens. “Não fiquem desiludidos. Não se tornem cínicos”, pediu. “Tal como disse Hillary, lutar por aquilo em que acreditamos, vale a pena”, defendeu.
Daí que o mais importante, agora, seja unir a América. Mesmo que as diferenças entre aquilo em que acredita e o que Donald Trump defende sejam enormes. “Não é segredo que Trump e eu temos diferenças significativas”, reconheceu.
Por isso, frisou, há que unir os americanos: “Não somos democratas primeiro, ou republicanos primeiro. Somos América primeiro.” O país precisa de um “sentido de união, de inclusão, de respeito pelas instituições, do nosso modo de vida e do respeito uns pelos outros”, disse, pedindo a Trump que mantenha estes princípios. “Estamos todos a torcer pelo seu sucesso na união e na liderança deste país”, garantiu.
A transição de poder será assim suave. “No final de contas, estamos todos na mesma equipa”, disse, referindo-se à democracia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Obama: “A Presidência e a vice-presidência são maiores do que nós”
{{ noCommentsLabel }}