Turcos vão procurar zinco e cobre no Alentejo
O grupo turco ESAN assinou dois contratos para a exploração de zinco e cobre no Alentejo. O acordo, assinado com o Governo português, representa um investimento de 7,6 milhões ao longo de cinco anos.
O grupo turco ESAN vai explorar zinco e cobre no Alentejo. O interesse foi hoje oficializado com a assinatura de dois contratos de prospeção e pesquisa mineira com o Governo português, que vão abranger vários concelhos da região. Em termos de investimento, estamos a falar de uma aposta de 7,6 milhões de euros ao longo dos próximos cinco anos.
O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, assinou hoje dois contratos com o conglomerado turco ESAN, autorizando a prospeção e pesquisa de zinco e cobre na região do Alentejo. As áreas abrangidas situam-se nos “concelhos de Alcácer do Sal, Aljustrel, Castro Verde, Grândola e Ourique e são reflexo do consórcio criado com a EDM, em fevereiro passado, para a faixa piritosa ibérica”, que é a zona com maior potencial mineiro nacional, explica o Governo português. Este consórcio é controlado em 85% pela ESAN e em 15% pela EDM.
“O plano de trabalhos e investimentos associados a estes projetos está orçado, nos próximos cinco anos, em 7,6 milhões de euros“, diz o secretário de Estado, aos quais juntam-se mais meio milhão de euros com um outro contrato assinado entre o Governo e a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro.
Com a EDM, o Governo assinou um contrato de prospeção e pesquisa para a área de denominada por “Rosário”. Esta área inclui os concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde e Ourique.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Turcos vão procurar zinco e cobre no Alentejo
{{ noCommentsLabel }}