Centeno: “Portugal efetuou um movimento de viragem impressionante”
A Fitch reviu em alta o outlook da dívida portuguesa e deixa o país perto de sair do "Lixo". Ministério das Finanças diz que resultado é consequência de um "rigoroso controlo da despesa".
“Portugal efetuou um movimento de viragem impressionante alicerçado no crescimento equilibrado e inclusivo”, diz o ministro das Finanças, Mário Centeno, em reação à melhoria da perspetiva da Fitch em relação à dívida pública de Portugal. “Após a deliberação do Conselho da União Europeia, a decisão da Fitch surge em linha com a acumulação de indicadores que atestam a trajetória de melhoria substancial da economia portuguesa”, acrescenta o ministro num comunicado.
Numa nota à comunicação social, remetida pelo Ministério das Finanças, lê-se que a atualização do rating da dívida pública portuguesa para a categoria mais baixa no patamar de investimento “deverá ocorrer mais rápido do que o anteriormente esperado pela maioria dos agentes de mercado”. Isto acontece no mesmo dia em que foi oficializada a saída de Portugal do Procedimento por Défices Excessivos (PDE), após a recomendação da Comissão Europeia nesse sentido.
"Após a deliberação do Conselho da União Europeia, a decisão da Fitch surge em linha com a acumulação de indicadores que atestam a trajetória de melhoria substancial da economia portuguesa.”
“A eficácia do esforço orçamental, reconhecida pela Fitch, assenta num controlo rigoroso da despesa, num novo impulso do crescimento, baseado na performance das exportações e do investimento empresarial, bem como no dinamismo do mercado de trabalho”, indica a mesma nota. “Estes são pilares fundamentais de uma estratégia de crescimento inclusivo, garante de uma ampla base de apoio social ao programa de reformas em curso”, conclui o Ministério.
No final desta sexta-feira, a Fitch alterou o outlook do país de “Estável” para “Positivo”, o primeiro passo para a retirada da dívida pública portuguesa do nível especulativo. Isso poderá acontecer em dezembro, quando a Fitch fizer a próxima reavaliação da notação atribuída ao país. Recorde-se que, atualmente, só a agência canadiana DBRS coloca o país na categoria de investimento, premissa necessária para o país poder aceder ao programa de estímulos monetários do Banco Central Europeu (BCE).
(Notícia atualizada às 21h44 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centeno: “Portugal efetuou um movimento de viragem impressionante”
{{ noCommentsLabel }}