5 coisas que vão marcar o dia
Antonoaldo Neves, da TAP, e João Conceição, da REN, vão ao Parlamento. Tripulantes de cabine e pilotos da Ryanair marcam nova greve e BCE tem reunião marcada.
Depois de ter considerado “módicas” as tarifas praticadas nas ligações entre o continente e a Madeira, o presidente executivo da TAP vai, esta quinta-feira, ao Parlamento falar sobre a ponte aérea com as regiões autónomas. O dia será também marcado pela audição de João Conceição, da REN, e pela reunião do BCE. O Conselho de Finanças Públicas divulga hoje os dados sobre a execução da Administração Local e os pilotos e tripulantes de cabine da Ryanair anunciam em que datas acontecerá a sua próxima paralisação.
Presidente executivo da TAP ouvido no Parlamento
O presidente executivo do Conselho de Administração da TAP vai ser ouvido, esta quinta-feira, na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas. A pedido do PSD, PS e BE, Antonoaldo Neves vai explicar a estratégia da transportadora nacional para o setor e os cancelamentos de voos, bem como responder a questões sobre as ligações aéreas às regiões autónomas. A este propósito, este fim de semana, o chefe de Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, criticou o presidente executivo da TAP, depois de Neves ter considerado “módica” a tarifa praticada nas ligações entre o continente e esse arquipélago. Já quanto ao futuro do setor, Antonoaldo Neves disse, em entrevista ao Expresso, que é urgente o investimento no aeroporto do Montijo, mas deixou claro que não será a TAP a financiá-lo.
Administrador executivo da REN na AR
A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade recebe, esta quinta-feira, o administrador executivo da REN. No início de junho, a Procuradoria-Geral da República confirmou que João Gonçalves está entre os quatro arguidos constituídos no âmbito do caso dos Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC). Em cima da mesa estão suspeitas de corrupção ativa, corrupção passiva e participação económica em negócio. Também são arguidos no caso os presidentes executivos da EDP e EDP Renováveis — António Mexia e João Manso — bem como Pedro Furtado, da REN.
Como andam as contas da Administração Local?
O Conselho de Finanças Públicas divulga, esta quinta-feira, os dados sobre a execução orçamental da Administração Local, no primeiro semestre. No último ano, a dívida total dos municípios emagreceu quase 500 milhões, mas 27 câmaras ainda se mantinham acima do limite legal previsto. “O número de municípios em situação de rutura financeira diminuiu de 7 para 5”, lia-se ainda no último relatório da entidade liderada por Teodora Cardoso.
BCE discute política monetária
O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) tem reunião marcada, esta quinta-feira, em Frankfurt. Em cima da mesa estará a política monetária. Depois do encontro, Mário Draghi deverá falar as jornalistas. Segundo adiantou a Bloomberg, depois dessa reunião, Draghi deverá também anunciar que o BCE vai rever em baixa as previsões de crescimento económico na Zona Euro face à quebra da procura externa motivada pela guerra comercial com os Estados Unidos.
Tripulantes de cabine da Ryanair marcam greve
Os pilotos e os tripulantes de cabine da Ryanair devem indicar, esta quinta-feira, em que dias acontecerá a nova greve europeia, anunciada no início do mês. A paralisação deverá ter a adesão dos profissionais da Alemanha, Bélgica, Espanha, Holanda, Irlanda, Itália e Portugal e tem como objetivo fazer com que a transportadora obedeça à regulação laboral do país de origem dos trabalhadores e não à irlandesa. Segundo foi avançado no início de setembro, a greve deverá ser marcada na última semana do mês.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}