Nos já não é líder de mercado no triple play. Foi ultrapassada pela Meo
A Meo e a Vodafone ganharam clientes no primeiro semestre do ano. Mas, nesse período, a Nos deixou de ser líder de mercado dos pacotes "triple play".
A Nos NOS 0,54% já não é líder de mercado nas ofertas convergentes em triple play (“3P”, ou seja, televisão, internet e telefone, por exemplo). A quota de subscritores da operadora ao nível dos pacotes de telecomunicações encolheu no primeiro semestre do ano, num período em que a Meo ganhou mais vantagem sobre a concorrente Nos e a quota da Vodafone cresceu ao mesmo ritmo da quota da Meo, revela um relatório publicado esta segunda-feira pela Anacom. Já a quota da Nowo também encolheu na primeira metade do ano, sem contar ainda com o efeito da exclusividade da Liga dos Campeões.
“Durante o primeiro semestre de 2018, a Meo ultrapassou a Nos no 3P”, lê-se no relatório semestral do regulador, que analisa as quotas de subscritores das operadoras que oferecem serviços em pacote — as chamadas ofertas convergentes. Concretamente, no que toca ao triple play, a quota de subscritores da Meo fixou-se em 34,5%, enquanto a da Nos se cifrou em 34%.
Analisando as ofertas de forma detalhada, a Meo consegue assim o feito de liderar o mercado das ofertas convergentes em todas as modalidades. “No primeiro semestre de 2018, o nível de concentração aumentou. (…) De acordo com a informação disponível, e atendendo à quota de subscritores, a Meo liderava em todos os tipos de oferta”, sublinha a Anacom no mesmo relatório. Foi, neste período, “o prestador que captou mais subscritores em termos líquidos”, conseguindo 111 mil novos clientes.
Quotas de subscritores de serviços em pacote, por modalidade
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2018/11/quotas_detalhadas.jpg)
Meo e Vodafone “roubam” mercado à Nos
No geral, tendo em conta todas as modalidades (do “2P” ao “5P”), a Meo e a Vodafone “roubaram” quota de mercado à Nos durante o primeiro semestre. As duas operadoras melhoraram as respetivas quotas de subscritores de serviços prestados em pacote, enquanto a quota da Nos encolheu no mesmo período, quando comparada com o período homólogo.
Neste período, a Meo distanciou-se da concorrente Nos e viu a quota de mercado melhorar 0,9 pontos percentuais em termos homólogos, tendo fechado o mês de junho com uma quota de subscritores de ofertas em pacote de 40,5%. Em contrapartida, a quota de mercado da Nos encolheu 1,4 pontos percentuais face ao mesmo semestre de 2017, para 37,7%.
A quota de mercado da Vodafone também cresceu ao mesmo ritmo da quota da Meo: os clientes de ofertas em pacote da operadora liderada por Miguel Almeida aumentaram 0,9 pontos percentuais em termos homólogos, com a empresa a registar uma quota de mercado de 17,3%.
Já o grupo Apax, que detém a operadora Nowo, também perdeu clientes na primeira metade de 2018: a quota recuou 0,5 pontos percentuais, para 4,5%. Apesar de a Nowo estar na ribalta por ter a exclusividade da ElevenSports — é a única plataforma de TV por subscrição a transmitir os jogos da Liga dos Campeões –, os resultados deste primeiro semestre ainda não incorporam os efeitos que esta exclusividade poderá ter tido na adição de clientes para o portefólio da empresa presidida por Miguel Venâncio.
Quotas de subscritores de serviços prestados em pacote
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2018/11/quotas.jpg)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nos já não é líder de mercado no triple play. Foi ultrapassada pela Meo
{{ noCommentsLabel }}