PCP e direita contra acesso do Fisco a todos os dados empresariais
Dados sobre clientes, faturação, notas de cobrança, etc vão ser usados pelo Fisco, a partir de 2020, para preencher a Informação Empresarial Simplificada. Para PCP, CDS e PSD são dados a mais.
A quantidade de informação das empresas a que o Fisco quer ter acesso colocou lado a lado PCP, PSD e CDS. O Parlamento vai discutir esta quarta-feira o pedido de apreciação parlamentar dos comunistas do diploma que faz depender a entrega da declaração Informação Empresarial Simplificada (IES) do envio do ficheiro de contabilidade SAF-T, que contém toda a informação contabilística das empresas. E a direita também está contra este excesso de informação nas mãos do Fisco.
“Com o SAF-T, o Fisco terá dados sobre política de preços e de descontos das empresas, exemplifica o deputado comunista. “Estão em causa direitos dos cidadãos”, defende o deputado do PCP, Duarte Alves, em declarações ao Jornal de Negócios (acesso pago). Mas há mais: dados sobre clientes, faturação, notas de cobrança, etc vão ser usados pelo Fisco, a partir de 2020, para preencher a Informação Empresarial Simplificada.
Há “um grau de concentração de informação na Autoridade Tributária que não é necessário para simplificar o processo. Vai além disso”, acrescenta o deputado comunista. Uma preocupação partilhada com o PSD que também considera o volume de informação exigido “desproporcional”. Os social-democratas mostram “alguma apreensão” com a matéria e admitem estudar formas para “atenuar os efeitos desta desproporcionalidade de informação”, disse ao Jornal de Negócios o deputado Leitão Amaro.
O CDS também já admitiu “estar de acordo” com o PCP nesta matéria. “É um verdadeiro big brother fiscal, passando o Fisco a saber informação que, em alguns casos, nem os acionistas vão ter. Isto sem qualquer suspeita de incumprimento dos contribuintes, é uma obrigação genérica”, disse Cecília Meireles numa discussão no plenário na semana passada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PCP e direita contra acesso do Fisco a todos os dados empresariais
{{ noCommentsLabel }}