Governo vai propor 635 euros de SMN para 2020
Ana Mendes Godinho vai apresentar aos parceiros sociais uma proposta de atualização de 35 euros do salário mínimo nacional em 2020, igualando-o ao da Função Pública.
O Governo vai levar aos parceiros sociais uma proposta de atualização de 35 euros do salário mínimo nacional (SMN) para 2020, diz o Jornal Económico. Com esta revisão, o SMN poderá igualar já no próximo ano o valor mínimo que é pago, atualmente, à Função Pública, subindo, depois, até aos 750 euros em 2023.
Citando várias fontes ligadas ao processo da concertação social, o JE revela que a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, vai apresentar esta quarta-feira, 13 de novembro, aos parceiros sociais uma proposta de salário mínimo de 635 euros. O Público, na semana passada, também apontava para este valor.
Um SMN de 635 euros permitirá igualar a remuneração mínima que é praticada, atualmente, na Função Púbica que desde este ano difere dos 600 euros de salário mínimo que são pagos no setor privado.
Este aumento de 35 euros equivale a mais de um quinto dos 150 euros de acréscimo salarial que o Governo pretende para o SMN nos próximos quatro anos. A meta defendida pelo Executivo de António Costa é de que o SMN chegue aos 750 euros em 2023.
Recorde-se que Ana Mendes Godinho, que não comentou os 635 euros avançados pelo JE, tem afirmado que a evolução da remuneração mínima até 2023 será feita de forma “gradual e equilibrada”.
A ministra do Trabalho volta a sentar-se com os parceiros sociais esta quarta-feira, 13 de novembro, procurando consenso quanto à subida do SMN. Na semana passada, no primeiro encontro, afirmou que “quanto mais consenso houver, melhor”.
Apesar de defender o consenso, a última palavra sobre o aumento do salário mínimo cabe sempre ao Governo. O valor do SMN é publicado por decreto pelo Executivo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo vai propor 635 euros de SMN para 2020
{{ noCommentsLabel }}