Wall Street dominada por pessimismo sobre tensão no Médio Oriente
O sentimento tem sido negativo desde a semana quando os Estados Unidos ordenaram um ataque com um drone, que matou o general iraniano Qassem Soleimani.
A tensão entre Estados Unidos e Irão continua a marcar as negociações nas bolsas mundiais. Apesar de a Europa já mostrar sinais de recuperação, Wall Street fechou a sessão com perdas. Nem as petrolíferas — que estiveram do lado dos vencedores com os receios dos últimos dias — resistiram às perdas.
“Há uma série de notícias na frente política que os mercados estão a tentar perceber. A reação automática é de alguma volatilidade e reapreciação dos riscos“, afirmou Jack Janasiewicz, estratega e gestor de portefólio no grupo Natixis, em Boston, em declarações à Reuters.
O índice industrial Dow Jones perdeu 0,42% para 28.583.34 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 cedeu 0,28% para 3.237,15 pontos e o tecnológico Nasdaq deslizou 0,03% para 9.068,58 pontos.
O sentimento tem sido negativo desde a semana quando os Estados Unidos ordenaram um ataque com um drone, que matou o general iraniano Qassem Soleimani. A decisão tomada diretamente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou forte revolta do Irão, cujo líder supremo prometeu vingança.
A incerteza sobre a relação entre os dois países levou os três índices a abandonarem os máximos históricos em que negociavam. A exceção eram as ações do setor do petróleo — que subiam em linha com a valorização da matéria-prima –, mas esta sessão já foi de correção para o crude WTI e, consequentemente, para as ações da Exxon Mobil e da Chevron, que caíram 0,82% e 1,28%, respetivamente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street dominada por pessimismo sobre tensão no Médio Oriente
{{ noCommentsLabel }}