Lisboa lança concurso para transportes de 1,2 mil milhões
Os novos contratos irão resultar num reforço da oferta de transportes públicos em Lisboa de 43%, incluindo mais carreiras nas horas de ponta dos dias úteis, mas também ao fim de semana e à noite.
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai lançar esta terça-feira o concurso público internacional para a aquisição do serviço público de transporte rodoviário de passageiros. Os contratos totalizam cerca de 1,2 mil milhões de euros e têm sete anos de duração, segundo apurou o Jornal de Negócios (acesso pago).
O concurso visa substituir as concessões atualmente em vigor, estando em causa quatro lotes diferentes, dois na margem norte e dois na margem sul do Tejo. Nem a empresa de transportes públicos de Lisboa Carris nem as empresas municipais de Cascais e Barreiro podem participar no concurso e o mesmo concorrente não poderá ficar com todos os lotes, de acordo com o jornal.
O objetivo da AML é que a decisão quanto à adjudicação seja tomada até ao verão e que a entrada em vigor aconteça até final do ano. O Jornal de Negócios acrescenta que os novos contratos resultarão num reforço da oferta de transportes públicos em Lisboa de 43%, incluindo mais carreiras nas horas de ponta dos dias úteis, mas também ao fim de semana e à noite. Os novos autocarros serão amarelos e vão operar com a marca Carris Metropolitana.
Depois da redução dos preços dos passes sociais, a procura por transportes públicos aumentou. Como consequência, o Governo inscreveu, no Orçamento do Estado para 2020, um novo programa semelhante, mas para reforçar a oferta de transportes públicos: é o Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público e vai ter uma dotação de 15 milhões de euros por ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa lança concurso para transportes de 1,2 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}