Euronext desiste da compra da bolsa de Madrid

A suíça SIX ofereceu 2,8 mil milhões de euros pela totalidade do capital da BME e a Euronext tinha até maio para lançar uma OPA concorrente. A gestora de bolsas decidiu não o fazer.

A Euronext recuou na oferta de compra da bolsa de Madrid. A empresa que gere índices acionistas, incluindo a bolsa de Lisboa, comunicou esta segunda-feira ao mercado que considera que a operação de aquisição da Bolsas y Mercados Españoles (BME) não seria benéfica para os seus acionistas.

“Após cuidadosa consideração, a Euronext anuncia hoje [segunda-feira] que não pretende fazer uma oferta pela BME. A Euronext considera que os termos financeiros de uma potencial oferta concorrente, apesar das sinergias potenciais significativas, não seriam compatíveis com a criação de valor e o retorno adequado do capital investido para os acionistas da Euronext”, explicou em comunicado.

Esta oferta não era única: além da Euronext, também a rival suíça SIX Swiss Exchange estava, desde novembro, na corrida pela compra da BME. A gestora pan-europeia chegou a estar em negociações, mas não apresentou qualquer oferta.

Quem o fez foi a operadora suíça, que ofereceu 34 euros por ação para ficar com a totalidade do capital da BME. O negócio ficava assim avaliado em 2,8 mil milhões de euros e a Euronext tinha até maio para lançar uma oferta pública de aquisição concorrente.

Decidiu agora que o valor era muito elevado e por isso não o vai fazer, apesar de continuar a considerar que seria uma fusão interessante. “A Euronext está convencida que uma fusão com a BME resultaria em fortes benefícios para os mercados de capitais espanhol e europeu, em particular na construção da espinha dorsal da União dos Mercados de Capitais na União Europeia”, defende.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euronext desiste da compra da bolsa de Madrid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião