5 coisas que vão marcar o dia

O apoio aos pais em teletrabalho vai esta quinta-feira a Conselho de Ministros, sendo expectável uma mudança nas regras. Os pais com filhos no primeiro ciclo serão abrangidos.

Esta quinta-feira serão conhecidos mais dados sobre a evolução da economia portuguesa desde o início do ano: o Banco de Portugal atualiza o indicador diário de atividade económica enquanto o Instituto Nacional de Estatística divulga a Síntese Económica de Conjuntura de fevereiro.

Conselho de Ministros decide apoio aos pais em teletrabalho

O Conselho de Ministros avançará esta quinta-feira com soluções para alguns pais que estão em teletrabalho, mas que têm filhos em casa também com ensino à distância. Deverão ser três as situações abrangidas: as famílias monoparentais, progenitores que tenham a cargo uma criança até ao final do primeiro ciclo de escolaridade, “reconhecendo que há dificuldade na autonomia das crianças”, ou quando haja a cargo dependentes com deficiência ou incapacidade igual ou superior a 60%. Isto acontece no mesmo dia em que o tema estará em discussão no Parlamento com a ameaça de uma união entre esquerda, sem o PS, e direita para ir mais além neste apoio.

Endividamento da economia portuguesa em ano de pandemia

Esta quinta-feira o Banco de Portugal divulga os dados do endividamento do setor não financeiro, ou seja, de todos os agentes económicos (particulares, empresas e setor público) exceto a banca. Em ano de pandemia, o endividamento da economia portuguesa em valor absoluto esteve constantemente a renovar máximos históricos. Em novembro fixou-se nos 742,8 mil milhões de euros. Em percentagem do PIB, o rácio também deve ter aumentando, mas não é claro se será um novo máximo.

Como vai a economia portuguesa?

O Banco de Portugal atualiza também esta quinta-feira o novo indicador diário de atividade económica. Na semana passada, o indicador apontava para uma quebra menos intensa da atividade económica em fevereiro, face à segunda quinzena de janeiro. A atualização dos dados permitirá aferir se esta é uma tendência ou um episódio. Por outro lado, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a Síntese Económica de Conjuntura que mede o pulso à confiança dos consumidores e das empresas.

Draghi enfrenta moção de confiança

A Câmara dos Deputados italiana vota esta quinta-feira a moção de confiança ao novo Governo do primeiro-ministro, Mario Draghi. O ex-presidente do Banco Central Europeu disse esta quarta-feira, durante a apresentação do seu programa no Parlamento italiano, que “como os governos do período do pós-guerra temos a responsabilidade de lançar uma Nova Reconstrução”. “É esta a nossa missão enquanto italianos: deixar um país melhor e mais justo aos nossos filhos e netos”, afirmou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião