Hoje nas notícias: comissões, arbitragem e TAP

  • ECO
  • 5 Abril 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Com os limites impostos às comissões cobradas nas transferências por MB Way, a banca está a aumentar comissões de outros produtos bancários. A Assembleia da República aprovou também o prolongamento das moratórias bancárias, com o antigo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a defender que é “inevitável” o levantamento destas em setembro. Já as alterações às regras da arbitragem dificultam a resolução de litígios à volta de grandes contratos com o Estado. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Bancos compensam travão parlamentar no MB Way com subida de comissões

Depois de o Parlamento ter aprovado medidas que impõem limites às comissões cobradas nas transferências por MB Way, a banca está a compensar este travão com um aumento nas comissões noutras áreas. É o caso das transferências realizadas pela Internet, por exemplo, que este ano já foram agravadas por dois grandes bancos.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

“É inevitável levantar moratórias em setembro”, diz Caldeira Cabral

Numa altura em que o Parlamento aprovou na generalidade o prolongamento das moratórias bancárias por seis meses, o ex-ministro da economia, Manuel Caldeira Cabral defende que é “quase inevitável que as moratórias sejam levantadas em setembro” e destaca que é necessário “criar-se instrumentos, não só dentro dos bancos, de renegociação e transição das empresas que estão a sair de moratórias. Por exemplo, começarem a pagar só juros ou pagar os juros e uma parte do valor”, destaca. Caldeira Cabral acrescenta ainda que devem criar-se instrumentos ao nível do Banco de Fomento e dos fundos comunitários.

Novas regras na arbitragem complicam negócios de milhões

As novas regras do Regime Jurídico da Arbitragem Tributária, em vigor desde fevereiro, complicam negócios de grande dimensão, já que em causa está a resolução de litígios à volta dos grandes contratos com o Estado. As regras ditam que advogados do mesmo escritório deverão ficar impedidos de ser árbitros na arbitragem administrativa, se colegas tiverem aí outros processos.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

TAP com problemas a vender novos destinos

Face à pandemia, a TAP está a ter dificuldades em vender os novos destinos. A companhia aérea tentou diminuir o risco ao propor pacotes de lugares, que não foram bem acolhidos pelos operadores turísticos, segundo apurou o CM. Em causa está a aposta da TAP em voos para Cancún, Djerba, Ibiza ou Fuerteventura, destinos onde os operadores turísticos têm oferta montada há largos anos.

Leia a notícia no Correio da Manhã (acesso pago)

Mais de dois milhões de cheques-dentista foram desperdiçados

Mais de dois milhões de cheques-dentistas ficaram por usar. Estes cheques para cuidar da saúde oral destinavam-se a crianças e jovens até aos 18 anos e grávidas, mas a utilização tem diminuído nos últimos anos. Já em 2018, dos 629 mil cheques-dentista entregues nesse ano, 193 mil foram desperdiçados. Estes números mostram que cerca de um terço dos utentes não faz uso dos cheques-dentista que permitem beneficiar de tratamentos de medicina dentária de forma gratuita.

Leia a notícia no Jornal de Notícias (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: comissões, arbitragem e TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião