Governo vai apresentar nova proposta porque lei que regula manifestações está “totalmente desatualizada”
"O Governo está a trabalhar no sentido de promover uma nova proposta de projeto de lei para atualizar a lei relativa ao direito de manifestação", disse o secretário-geral adjunto do PS.
Os dados de três manifestantes foram partilhados pela Câmara de Lisboa com a Rússia com base numa lei que está “totalmente desatualizada”, disse esta sexta-feira o secretário-geral adjunto do PS, revelando que o Governo vai, por isso, apresentar uma nova proposta de lei. O socialista teceu ainda duras críticas a Rui Rio, acusando-o de “cinismo” e “oportunismo”.
“É uma lei de 1974 que está totalmente desatualizada e, por isso, o Governo está a trabalhar no sentido de promover uma nova proposta de projeto de lei para atualizar a lei relativa ao direito de manifestação”, disse José Luís Carneiro, em conferência de imprensa, adiantando que essa revisão deverá ficar concluída até setembro. “O PS entende que é situação lamentável e que não se pode repetir no futuro”.
O socialista referiu que “é claro o apego de Fernando Medina à democracia” e, por isso, aproveitou para tecer criticar o PSD pelas reações que teve a este caso. “Queríamos lamentar o oportunismo e o cinismo politico das oposições, muito particularmente do PSD”, disse José Luís Carneiro, acrescentando que a “atitude cínica do líder do PSD rompe com um principio fundamental no que diz respeito à política externa”.
“Sabemos todos que estamos num período pré-eleitoral, mas em política não pode valer tudo”, continuou o secretário-geral adjunto do PS, notando que “fica especialmente mal” a Rui Rio “fazer política interna com uma matéria tão complexa e sensível como esta”, depois de ter dito querer “regenerar a vida política” e “colocar sempre em primeiro lugar o seu país”.
Rui Rio inicialmente disse ter dificuldade em acreditar que a Câmara de Lisboa tivesse realmente enviado os dados dos três manifestantes, mas depois de Fernando Medina assumir a culpa, o PSD decidiu chamar o autarca e o ministro dos Negócios Estrangeiros ao Parlamento para esclarecer a situação.
(Notícia atualizada às 12h00 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo vai apresentar nova proposta porque lei que regula manifestações está “totalmente desatualizada”
{{ noCommentsLabel }}