Mota-Engil supera 13 mil milhões em encomendas este ano, um valor “histórico”
Construtora prepara-se para anunciar carteira de encomendas “histórica” acima de 13 mil milhões. “Dá grande estabilidade à gestão da empresa nos próximos anos”, explica o CEO Gonçalo Moura Martins.
A Mota-Engil EGL 0,00% fechou o primeiro semestre com uma carteira de encomendas de 9,6 mil milhões de euros no primeiro semestre e “vai atingir valores históricos que poderão rondar os 13 mil milhões e 14 mil milhões de euros” no final do ano, anunciou o CEO, Gonçalo Moura Martins, esta terça-feira.
“Do ponto de vista comercial e nos mercados que mais nos interessam, as coisas tem corrido verdadeiramente bem, mas verdadeiramente bem”, vincou. “Isso não é apenas sinal de confiança dos mercados e clientes, mas também é um fator de tranquilidade para a empresa”, disse na apresentação dos resultados do empréstimo obrigacionista, na Euronext.
Para Moura Martins, ter uma carteira de encomendas por “excesso” vai permitir à Mota-Engil ter “uma atividade comercial muito mais prudente e conservadora”, sobretudo nestes tempos de incerteza e maior volatilidade. “Podemos hoje escolher os projetos que queremos fazer, os mercados que queremos, se intensifico ou não a minha atividade comercial”, explicou.
“Dá grande estabilidade à gestão da empresa nos próximos anos”, sustentou o CEO da construtora nacional, adiantando que o financiamento de 70 milhões concretizado esta terça-feira vai permitir reforçar o investimento em formação do pessoal e aquisição de equipamento para os seus projetos em curso. “Não quero saber de novos mercados”, disse.
Moura Martins disse que a Mota-Engil cresceu 20% no primeiro semestre e que vai continuar a crescer significativamente em 2023.
África representa 51% dos negócios da Mota-Engil, seguida da América Latina (33%). A construtora fechou o primeiro semestre com lucros de 12 milhões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mota-Engil supera 13 mil milhões em encomendas este ano, um valor “histórico”
{{ noCommentsLabel }}