Greve dos juízes foi desconvocada
Os juízes optaram por cancelar a greve marcada para os dias 3 e 4 de outubro devido à "abertura clara da Assembleia da República" para discutir as suas exigências.
A Associação Sindical dos Juízes Portugueses decidiu esta manhã cancelar a greve prevista para os dias 3 e 4 de outubro, graças a uma “abertura clara da Assembleia da República” para discutir o Estatuto dos Juízes, de acordo com uma nota enviada às redações, citada pela TSF.
Sendo assim, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses optou por desconvocar a greve de 3 e 4 de outubro. O estatuto profissional dos juízes deverá ser debatido no plenário, segundo garantiu o grupo parlamentar do Partido Socialista ontem, terça-feira, incluindo a questão de aumentos e da estrutura das carreiras.
Os juízes têm vindo a manifestar-se descontentes com a “incapacidade [do Governo] de discutir alguns pontos do Estatuto”, inflexibilidade que motivou a greve. Acrescentou ainda a propósito das exigências dos magistrados que “o esforço de quatro milhões de euros é meramente a reposição de um corte do que foi retirado aos juízes”.
Os juízes tinham convocado a greve com base na falta de disponibilidade do Governo para negociar o Estatuto dos juízes, que, entendem, não garante aos magistrados a progressão na carreira que era devida, nem os aumentos necessários “para a garantia da sua independência”. Agora, com a maior abertura do Governo, a greve caiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Greve dos juízes foi desconvocada
{{ noCommentsLabel }}