A manhã num minuto

  • Rita Frade
  • 29 Novembro 2017

Não sabe o que se passou durante a manhã? Não faz mal. Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, num minuto.

A descida da taxa de desemprego em setembro e a dúvida se Mário Centeno vai ou não candidatar-se à presidência do Eurogrupo estiveram em destaque esta manhã.

A taxa de desemprego caiu para 8,5% em setembro, menos 0,3 pontos percentuais comparando com agosto. Os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam assim uma melhoria face à estimativa provisória avançada no mês passado, que apontava para 8,6%.

A 48 horas de terminar o prazo de entrega de uma candidatura formal à presidência do Eurogrupo, o Governo português ainda não decidiu se Mário Centeno vai a jogo. Ao que o ECO apurou, a questão passa por pesar dois fatores considerados fundamentais.

Apesar do boicote de alguns dos principais fundos de investimento internacional, como a BlackRock, que costumam participar neste tipo de operações de financiamento, o BCP está a beneficiar de interesse no mercado. A procura supera em três vezes a oferta, o que está a fazer baixar o cupão da operação. Está já perto dos 4,5%.

A bitcoin continua a atingir recordes e ainda que muitos olhem para a criptomoeda com receio, este não é o caso do Banco Central Europeu (BCE). Vítor Constâncio afirma que, para além de não ver “grande risco nas criptomoedas”, “a bitcoin não é um risco para as divisas oficiais”. Não é uma moeda, sequer.

O Santander será o novo patrocinador oficial da Liga dos Campeões, a principal prova europeia de clubes organizada pela UEFA. O anúncio foi feito no mesmo dia em que o banco espanhol informou oficialmente que vai deixar de patrocinar a Ferrari, na Formula 1.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião