Fusão entre BBVA e Sabadell pode levar à saída de 5.000 funcionários
A concretizar-se, a saída de cinco mil pessoas nos próximos dois anos representa 11% do total de trabalhadores, sendo que os sindicatos já pediram a abertura de programas voluntários de rescisão.
A fusão entre os bancos espanhóis Sabadell e BBVA poderá levar à saída de cinco mil trabalhadores e ao fecho de 1.300 balcões, de acordo com as estimativas dos analistas citados pelo jornal El País (acesso livre/conteúdo em espanhol). As duas instituições financeiras confirmaram esta segunda-feira as negociações para uma eventual fusão com vista à redução de custos e recuperação da rentabilidade numa altura de crise.
As sinergias conseguidas através da fusão poderá levar a uma redução de “entre 40% e 50% dos custos do banco mais pequeno”, segundo a estimativa do Santander. De acordo com as contas do jornal espanhol, essa percentagem significa pouco mais de mil milhões de euros nos custos do Sabadell. A consultora Neovantas concorda que essa deverá ser a estratégia. “É muito caro ficar sem tantos funcionários, mas é ainda mais caro mantê-los ao longo dos anos”, refere.
A concretizar-se, a saída de cinco mil pessoas nos próximos dois anos representa 11% do total de trabalhadores, sendo que os sindicatos já pediram a abertura de programas de rescisão voluntários com condições vantajosas. Quanto às agências, os dois bancos têm atualmente um total de 4.240 balcões. As conversações avançam a bom ritmo e “o resultado será conhecido nas próximas semanas”, disse Jaime Guardiola, CEO do Sabadell, ao El País.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fusão entre BBVA e Sabadell pode levar à saída de 5.000 funcionários
{{ noCommentsLabel }}