Carrinhas comerciais voltam a pagar ISV

  • ECO
  • 22 Abril 2021

O Governo decidiu acabar com este benefício fiscal por ir contra os princípios ambientais. Em reação, o setor diz que a alteração acontece numa má altura de crise.

Um tipo específico de carrinhas comerciais que, até ao momento, beneficiava de isenção de Imposto Sobre Veículos (ISV) vai deixar de a ter a partir do segundo semestre deste ano. O objetivo da medida é retirar os incentivos à aquisição de veículos que prejudicam o meio ambiente uma vez que a própria fórmula de cálculo do ISV prejudica os mais poluentes, mas foi recebida com surpresa pelo setor.

O Jornal de Negócios, que cita contas da ACAP, refere que este tipo de veículo — automóveis ligeiros de mercadorias, de caixa aberta, sem caixa ou de caixa fechada que não apresentem cabina integrada na carroçaria, com peso bruto de 3.500 kg e sem tração às quatro rodas — representa 11% das vendas de carrinhas comerciais. Esta medida do Governo resulta de uma avaliação feita a vários benefícios fiscais que estavam a acabar.

Não se percebe uma medida destas, numa altura de crise económica, em que as empresas enfrentam já tantas dificuldades, não faz sentido uma revogação destas“, reage Helder Pedro, secretário-geral da ACAP, referindo que não foi previamente informado desta alteração e que esta medida vai agravar a despesa fiscal de empresas, que são quem compra este tipo de veículo. “Uma boa parte destes veículos são fabricados em Portugal, o que significa que também por aí poderá haver empresas diretamente afetadas por esta medida”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carrinhas comerciais voltam a pagar ISV

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião