EDP paga 3,6% em emissão verde de 750 milhões
Elétrica obteve um financiamento de 750 milhões de euros em green bonds, pagando uma taxa de juro de 3,6%. Forte procura ajudou a baixar custo da operação.
A EDP EDP 0,00% obteve um financiamento de 750 milhões de euros através de uma emissão de obrigações verdes com o prazo de seis anos e meio e pela qual paga uma taxa de juro de 3,6%, de acordo com o site de informação financeira IFR.
A forte procura — acima dos 4,4 mil milhões de euros — ajudou a baixar o custo da operação. O prémio de risco caiu 40 pontos base face ao guidance inicial, passando dos 140 para os 100 pontos base, a que acresce a taxa de midswap do euro de referência (a sete anos), que está nos 2,60%.
Assim sendo, a EDP deverá pagar uma taxa a rondar os 3,60% nesta emissão, que compara com uma taxa superior a 4% realizada na anterior operação semelhante.
A emissão serve para financiar projetos de transição energética e renováveis e ficou fechada ainda esta terça-feira. A elétrica liderada por Miguel Stilwell d’Andrade indica que a taxa de cupão é de 3,5% e que a operação foi realizada através da subsidiária EDP – Servicios Financieros España, em comunicado enviado à CMVM.
Esta emissão “destina-se ao financiamento ou refinanciamento, no todo ou em parte, do portefólio de projetos “Green” elegíveis da EDP, que consiste em projetos renováveis tal como definidos no “Green Finance Framework” da EDP”.
A operação conta com o apoio de um sindicato bancário composto pelo ABN AMRO, BNP Paribas, CaixaBank, Commerzbank, Deutsche Bank, Goldman Sachs Bank Europe SE, HSBC, MUFG, Banco Santander e Societe Generale.
Na anterior emissão similar, realizada em setembro, a EDP emitiu um total de 1,35 mil milhões de euros em obrigações verdes a seis e nove anos com juros acima dos 4%, numa operação que se destinou ao financiamento ou refinanciamento, no todo ou em parte, de projetos considerados verdes pela EDP, como é o caso de projetos renováveis.
O montante total emitido em green bonds pela EDP desde 2018 atingiu os 12,6 mil milhões de euros, indica fonte oficial da empresa ao ECO. “A EDP foi pioneira e continuará a apostar na emissão de obrigações verdes no contexto da estratégia global do grupo para acelerar a transição energética, assente em soluções renováveis inovadoras e num crescimento sustentável”, acrescenta.
(Notícia atualizada às 19h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP paga 3,6% em emissão verde de 750 milhões
{{ noCommentsLabel }}