Banco CTT “substitui” Banco do Brasil
O Banco CTT assinou um protocolo com o Banco do Brasil para servir a comunidade brasileira em Portugal. Isto após o banco brasileiro ter posto fim às operações de retalho que tinha no país.
O Banco CTT quer assumir-se como “o banco de referência” da comunidade brasileira em Portugal, inserindo-se nesta “aposta estratégica” o protocolo estabelecido com o Banco do Brasil, que anunciou o encerramento da operação de retalho em Portugal.
Assumindo a aproximação à comunidade “de mais de 80 mil brasileiros que escolheram viver em Portugal” como uma “aposta estratégica”, o Banco CTT justifica, assim, o protocolo estabelecido com o Banco do Brasil para prestação de “serviços específicos” a estes cidadãos, na sequência do anúncio da instituição financeira brasileira de encerramento da operação de retalho em Portugal.
"Para que os clientes possam continuar a fazer suas operações bancárias normalmente, o Banco do Brasil AG celebrou um protocolo com o Banco CTT que oferecerá um amplo conjunto de produtos e serviços e em condições especiais para os clientes do Banco do Brasil que terão suas contas encerradas e que pretendam manter operações bancárias em Portugal”
O que vão os CTT passar a oferecer?
No âmbito deste protocolo, passará a ser possível aos clientes particulares do Banco do Brasil a abertura de contas Banco CTT, assim como o acesso a serviços específicos. “Uma das vantagens que o Banco CTT pode oferecer é a capilaridade: neste momento temos 203 lojas que vão estar habilitadas a servir a comunidade do Banco do Brasil e de todos os brasileiros”, afirmou João Melo Franco.
Segundo adiantou à Lusa, devido à maior concentração de cidadãos brasileiros nas zonas de Lisboa, Almada, Coimbra, Porto e Faro será feito “um reforço de formação” dos quadros do Banco CTT em cerca de duas dezenas de balcões nestas localidades, que irão dispor também de terminais de atendimento especial “que permitem que um cliente do Banco do Brasil que esteja em Portugal possa fazer transações a partir de Portugal como se estivesse no Brasil”.
“Desde já é possível abrir uma conta em qualquer uma das nossas lojas e brevemente teremos o serviço de remessas e das máquinas. Entre setembro e outubro teremos a oferta toda completa”, afirmou o administrador. O Banco CTT explica que nos futuros terminais a disponibilizar em balcões selecionados será possível realizar operações “normalmente só disponíveis no Brasil”, como o pagamento de serviços através de boleto bancário brasileiro ou transferências entre contas Banco Brasil em tempo real.
O que fica do lado do Banco do Brasil
O Banco do Brasil anunciou na sexta-feira um reposicionamento estratégico da sua atividade no mercado português, que implica o encerramento dos serviços de retalho e a transferência dos clientes para o Banco CTT.
“O Banco do Brasil informa que reformula sua estratégia de atuação internacional reforçando as atividades de comércio exterior. Com isso, o foco do Banco do Brasil AG em Portugal passa a ser o relacionamento com as empresas brasileiras que têm negócios no mercado internacional, bem como as empresas portuguesas que têm relações comerciais no Brasil, de forma integrada às atividades do mercado de atacado no Brasil“, lê-se nas respostas enviadas por escrito à Lusa pela administração da sucursal em Portugal do Banco do Brasil. “Em função deste reposicionamento estratégico, as atividades bancárias relacionadas com o mercado de retalho (varejo) do banco serão encerradas na sucursal em Portugal”, indicou.
"O foco do Banco do Brasil AG em Portugal passa a ser o relacionamento com as empresas brasileiras que têm negócios no mercado internacional, bem como as empresas portuguesas que têm relações comerciais no Brasil”
E acrescentou: “Para que os clientes possam continuar a fazer suas operações bancárias normalmente, o Banco do Brasil AG celebrou um protocolo com o Banco CTT que oferecerá um amplo conjunto de produtos e serviços e em condições especiais para os clientes do Banco do Brasil que terão suas contas encerradas e que pretendam manter operações bancárias em Portugal”.
A comunidade brasileira em Portugal tem “uma média etária muito jovem, rondando os 31 anos, e é fortemente participante na economia portuguesa”, ainda segundo o banco, tendo vindo a ser “crescentemente marcada um fluxo migratório que inclui classes de rendimento mais elevados”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco CTT “substitui” Banco do Brasil
{{ noCommentsLabel }}