Donald Trump “permanentemente” expulso do Twitter

A rede social Twitter decidiu suspender "permanentemente" a conta pessoal do presidente dos EUA, alegando haver risco de Donald Trump usar a plataforma para incitar mais violência.

O Twitter baniu “permanentemente” a conta pessoal de Donald Trump, alegando que havia “risco” de o presidente dos EUA usar a plataforma para continuar a incitar a “violência”. A suspensão surge poucos dias antes da saída de Trump da Casa Branca.

“Depois de uma análise detalhada dos tweets do @realDonaldTrump [identificação de Donald Trump], da conta e do contexto à volta dos mesmos, suspendemos permanentemente a conta devido ao risco de mais incitação à violência”, justificou a empresa num conjunto de mensagens publicadas na própria plataforma.

Na quarta-feira, depois do ataque ao Capitólio dos EUA por parte de apoiantes do presidente, a empresa suspendeu a publicação de mensagens por parte de Donald Trump, exigindo a remoção de três mensagens que, na visão da empresa, violavam as políticas de utilização da rede social.

“No contexto dos horríficos eventos desta semana, deixámos claro na quarta-feira que violações adicionais das regras do Twitter poderiam potencialmente resultar nesta mesma ação”, acrescentou o Twitter, referindo-se à suspensão permanente.

Desde 2016, ao longo do mandato, o presidente Donald Trump usou esta conta do Twitter para atacar opositores políticos e, efetivamente, governar o país. Nestes anos, por diversas ocasiões, as mensagens do presidente mudaram o curso da história e a medida era reclamada há vários anos por ativistas e opositores, que viam no comportamento do presidente um tratamento privilegiado por parte da rede social.

A suspensão acontece, por isso, a faltarem poucos dias de Donald Trump entregar o poder ao presidente eleito, Joe Biden, numa altura em que estas têm também pouco a perder.

Também esta semana, o Facebook decidiu suspender a conta do presidente dos EUA por tempo indeterminado. O fundador da rede social, Mark Zuckerberg, justificou também que via risco de Donald Trump usar a plataforma para semear o ódio e a violência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donald Trump “permanentemente” expulso do Twitter

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião