Navigator reforça medidas de apoio para filhos dos colaboradores

Vale de apoio escolar, cheque mensal para crianças com necessidades especiais, bolsas de mérito e seguro de saúde para o agregado familiar são algumas das medidas implementadas.

A The Navigator Company decidiu dar continuidade ao apoio escolar para os seus colaboradores com filhos nos vários graus de ensino, reforçando outras medidas para apoiar as famílias. Apoio escolar, bolsas de mérito e subsídio mensal para colaboradores com filhos com necessidades especiais são as iniciativas em cima da mesa.

“A preocupação com os seus colaboradores, as pessoas que ‘fazem a companhia’, tem sido uma prioridade para a empresa, através da promoção de um conjunto de políticas de apoio à família que, no ano passado, beneficiaram mais de 1.500 colaboradores. Entre essas iniciativas, incluem-se o apoio escolar, subsídio de infantário, bolsas de estudo e subsídio para filhos com necessidades especiais”, lê-se em comunicado.

O apoio escolar, por exemplo, materializa-se num valor único anual, variável de acordo com o grau de ensino. Um cheque de 95 euros para as crianças a frequentar o 1. º ciclo do ensino básico, 180 euros para os filhos nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, 275 euros para jovens no ensino secundário e, finalmente, 340 euros para colaboradores com filhos inscritos no ensino superior. Já para os colaboradores com filhos em idade pré-escolar, a empresa atribui um benefício mensal de 70 euros.

Outra iniciativa da empresa são as bolsas de mérito. Só neste início de ano escolar, a Navigator entregou também bolsas de estudo no valor de 500 euros, como forma de valorizar, reconhecer e premiar os bons resultados obtidos pelos filhos de colaboradores no ensino superior (seja em licenciatura, mestrado ou doutoramento).

No âmbito da política de responsabilidade social da companhia, a Navigator contribui igualmente um subsídio mensal no valor de 100 euros para os filhos dos colaboradores com necessidades especiais, que pode ser acumulado com o apoio escolar.

Atualmente, a empresa atribui também um pacote de regalias, que representa um investimento médio anual de 1.815 euros por pessoa. Além do apoio na educação, incluem-se diversos benefícios como o seguro de saúde para trabalhadores e agregados familiares, o seguro de vida (onde se inclui a cobertura de morte e invalidez total e permanente) e o complemento de doença adicional ao subsídio concedido pela Segurança Social e Fundo de Pensões.

No atual contexto económico, a Navigator garante que tem estado focada na melhoria dos benefícios dos seus colaboradores, tentando contribuir para equilibrar o orçamento familiar.

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Advogados portugueses proibidos de ter empresas russas como clientes

Em 6 de Outubro de 2022, o Conselho da UE, relativamente à Ucrânia, "acordou medidas relacionadas com sanções que afetam a prestação de serviços de aconselhamento jurídico", justificou o bastonário.

O bastonário dos Advogados anunciou, em comunicado, que os advogados estão proibidos de prestar, direta ou indiretamente, aconselhamento jurídico “ao governo de Moscovo ou a pessoas coletivas, entidades ou organismos estabelecidos na Rússia”.

“Em 6 de Outubro de 2022, o Conselho da União Europeia, relativamente à situação na Ucrânia, acordou medidas relacionadas com sanções que afetam a prestação de serviços de aconselhamento jurídico. Assim, fica proibida a prestação, direta ou indireta, de aconselhamento jurídico por advogados: ao Governo da Rússia ou pessoas coletivas, entidades ou organismos estabelecidos na Rússia”, explica o líder dos mais de 35 mil advogados, em comunicado enviado a todos os advogados.

Porém, no mesmo texto, assinado pelo bastonário, Luís Menezes Leitão, surgem quatro exceções.

  • A proibição não se aplica à prestação de serviços estritamente necessários ao exercício do direito de defesa em processos judiciais e ao direito a uma tutela jurisdicional efectiva;
  • A proibição não se aplica à prestação de serviços estritamente necessários para assegurar o acesso a processos judiciais, administrativos ou arbitrais num Estado-Membro, nem para o reconhecimento ou execução de uma sentença ou sentença arbitral proferida num Estado-Membro, desde que essa prestação de serviços seja compatível com os objectivos do presente regulamento e do Regulamento (UE) n.º 269/2014 do Conselho;
  • A proibição não se aplica à prestação de serviços destinados ao uso exclusivo de pessoas jurídicas, entidades ou órgãos estabelecidos na Rússia que sejam de propriedade ou controladas exclusiva ou conjuntamente por uma pessoa jurídica, entidade ou órgão incorporado ou constituído sob a legislação de um Estado-Membro, de um país membro do Espaço Económico Europeu, da Suíça ou de um país parceiro enumerado no Anexo VIII;
  • A proibição não se aplica à prestação de serviços estritamente necessários para a resolução até 8 de Janeiro de 2023 de contratos celebrados antes de 7 de Outubro de 2022, ou de contratos acessórios necessários à execução de tais contratos.

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TVI Player e OPTO SIC nos operadores de televisão

  • + M
  • 17 Outubro 2022

A TVI Player está a partir de desta segunda-feira disponível na Meo, Nos, Vodafone e Nowo. A plataforma de streaming da Media Capital junta-se à OPTO SIC, desde o dia 6 na Meo e na Nos.

A TVI Player, está a partir desta segunda-feira disponível nas boxes compatíveis da Meo, Nos, Vodafone e Nowo. A plataforma de streaming da Media Capital Junta-se assim à OPTO SIC, desde o dia 6 deste mês disponível nas boxes compatíveis do Meo e da Nos. Na Vodafone, “ficará disponível nas próximas semanas”, adiantava a estação da Impresa no início do mês.

Os conteúdos da OTT da Media Capital são todos de acesso livre. “Sem custos, com todos os conteúdos de acesso livre em Portugal, a app TVI Player mostra o que de melhor tem o catálogo da TVI, CNN Portugal, TVI Ficção, TVI Reality e os Exclusivos da plataforma de streaming da Media Capital”, diz a estação, que destaca também, nos conteúdos exclusivos, novos telefilmes, reportagens e documentários nacionais, bem como as já famosas entrevistas Selfie sem Filtros, entre muitos outros”.

Para a chegada aos operadores, “toda a interface foi aprimorada e os desenvolvimentos ao nível da navegação e velocidade tiveram a colaboração das equipas técnicas especializadas dos operadores. “Um feito exemplar que demonstra a colaboração e espírito de parceria, que todos os operadores demonstraram desde o primeiro minuto até ao lançamento”, afirma citado em comunicado Ricardo Tomé, diretor coordenador da Media Capital Digital.

“Esta parceria com os três operadores de telecomunicações é o reconhecimento do sucesso que a OPTO SIC tem alcançado. Os conteúdos únicos e diferenciadores da nossa plataforma de streaming, como a “Praxx”, “A Lista”, “Esperança” ou “O Clube”, apenas para mencionar alguns, acrescentam valor ao portfolio da MEO, NOS e Vodafone, complementando a oferta da SIC generalista e do leque de canais temáticos da SIC de que já dispõem”, afirmava no dia 6 Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, citado em comunicado.

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Crédito ao consumo sobe 5% para 667,7 milhões em agosto

Apesar do aperto dos juros, as famílias pediram aos bancos e financeiras cerca de 667,7 milhões de euros em empréstimos para o consumo em agosto, uma subida de 5% em relação a julho.

As famílias pediram 667,7 milhões de euros em empréstimos ao consumo em agosto, o que representa uma subida de 5% em relação ao mês anterior, e numa altura em que a escalada dos preços e aumento dos juros apertam dramaticamente as finanças dos portugueses.

O crédito pessoal foi o grande responsável por este aumento, subindo 5,6% para 319,5 milhões de euros em termos mensais, com os outros créditos pessoais — que incluem financiamentos para a aquisição de férias, artigos para o lar e eletrodomésticos, por exemplo – a registarem um acréscimo de 5,2% para 306,2 milhões de euros. Já o crédito pessoal com finalidade de educação, saúde e energias renováveis disparou 16,7% para 13,4 milhões.

Todas as finalidades de crédito ao consumo registaram subidas em agosto, mostram os dados do Banco de Portugal. Para a compra de automóvel, os empréstimos concedidos aos consumidores atingiram os 241,7 milhões de euros em agosto, um aumento de 3,8% face ao mês anterior.

O crédito concedido através de cartões de crédito também subiu 5,9%, para 106,5 milhões de euros.

Crédito ao consumo aumenta em agosto

Fonte: Banco de Portugal

O crédito ao consumo tem subido de forma expressiva ao longo deste ano, com os analistas a explicarem esta evolução com o alívio das restrições da pandemia, que tinham provocado o adiamento de muitas decisões de consumo da parte das famílias. Desde o início do ano até agosto, foram concedidos mais de cinco mil milhões de euros para o consumo, mais 22% em relação a 2021 e quase 5% em relação a 2019 (antes da pandemia).

Os dados mostram que nem o atual quadro mais adverso — marcado pela guerra, alta dos preços, aperto financeiro dos bancos centrais e pela incerteza económica — tem travado o recurso a este tipo de créditos que têm taxas de juro mais elevadas (quando comparado, por exemplo, com o crédito da casa).

Estes novos empréstimos ao consumo concedidos em agosto tiveram uma taxa de juro média de 7,93%, um agravamento em relação à taxa média de 7,88% registada em julho.

(Notícia atualizada às 12h00)

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Javier Martínez é o novo diretor-geral da Royal Canin para Portugal e Espanha

Entre os principais objetivos do novo diretor-geral está o reforço da categoria da saúde por meio da nutrição, da aliança com profissionais veterinários e da inovação da experiência de compra.

A Royal Canin nomeou Javier I. Martínez como o novo diretor-geral para os mercados de Espanha e Portugal. Com mais de trinta anos de experiência em cargos de liderança no setor de bens de consumo e nutrição animal, o profissional assumiu, nos últimos quatro anos, o cargo de diretor-geral para os mercados do norte e centro da Europa empresa.

“Assumo a direção-geral da Royal Canin Ibéria com o objetivo de dar seguimento ao grande trabalho iniciado por Carlos Andrés-Luna, continuando a nossa missão de fazer um mundo melhor para os animais de estimação, de uma forma que os respeite a eles, ao meio ambiente e às pessoas”, afirma Javier I. Martínez, que vem substitui Carlos-Andrés Luna, diretor-geral da Royal Canin Ibéria até ao passado setembro de 2022 e que agora ocupa o cargo de chief customer officer da Royal Canin Europa, citado em comunicado.

Entre os principais objetivos do novo diretor-geral da empresa está o fortalecimento da categoria da saúde por meio da nutrição, continuar a construir e reforçar a aliança com profissionais veterinários e o canal especializado para animais de companhia, e trabalhar na inovação da experiência de compra de quem tem animais de estimação.

Licenciado em Administração de Empresas pela Universidade Católica Argentina, Javier I. Martínez iniciou a sua carreira profissional em 1988 na indústria do tabaco, ocupando diversos cargos na British American Tobacco e na Philip Morris. Em 1994 deu o salto para o setor de bens de consumo, mais especificamente para a empresa Nabisco, primeiro na Argentina e depois nos Estados Unidos, como diretor de marketing internacional até 2000. Desde então e até 2016, quando ingressa na Royal Canin, Javier inicia a sua carreira no setor de nutrição animal, ocupando vários cargos de chefia. Em 2016 aceita o desafio como diretor-geral da Royal Canin Polónia, cargo que ocupa até junho de 2018, altura em que é nomeado diretor-geral para os mercados da Europa do norte e central e onde permanece até à sua atual nomeação.

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Aeroportos nacionais ainda não ultrapassaram níveis pré-pandemia

Em agosto, os aeroportos nacionais receberam 6,3 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 63,1% face a igual período de 2021, mas estando ainda 1,9% abaixo dos valores pré-pandemia.

Em agosto, os aeroportos nacionais receberam 6,3 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 63,1% face a igual período de 2021, mas ainda estão 1,9% abaixo dos valores pré-pandemia.

Naquele que é considerado um dos meses mais fortes do verão, entraram nos aeroportos nacionais 6,3 milhões de passageiros e 19,1 mil toneladas de carga e correio, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “correspondendo a variações homólogas de +63,1% e +18,6%, respetivamente”.

Em agosto, aterraram nos aeroportos portugueses 22,9 mil aeronaves comerciais, menos 1,4% face a igual período de 2019. Em média, em agosto desembarcaram 99,4 mil passageiros por dia nos aeroportos portugueses (contra 104,3 mil em julho) “aproximando-se do valor observado em agosto de 2019 (101,3 mil)”.

Apesar de se aproximar, o nível de passageiros está ainda abaixo do pré-pandemia, comparando com agosto de 2019, o movimento de passageiros diminuiu 1,9%. Em contrapartida, o “movimento de carga e correio aumentou 12,5%”.

Número de passageiros triplica entre janeiro e agosto face ao ano passado

Já no que toca ao acumulado do ano, isto é, entre janeiro e agosto, o número de passageiros recebidos pelos aeroportos nacionais triplicou face ao período homólogo (+203,3%), mas ainda está 9,3% abaixo face a igual período de 2019.

Entre os aeroportos nacionais, o aeroporto Humberto Delgado recebeu quase metade (48,8%) chegados em território nacional no acumulado do ano, tendo recebido 18 milhões de pessoas e o que representa “um crescimento de 229,7% comparando com igual período de 2021 (-13,6% face ao mesmo período de 2019)”.

“Considerando os três aeroportos com maior tráfego anual de passageiros, Faro registou o maior crescimento face a 2021 (+272,9%) e Porto registou a maior aproximação aos níveis de 2019 (-6,8%)”, acrescenta ainda o INE.

No que toca aos países que operam para Portugal no acumulado do ano, “o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, com crescimentos de 416,4% no número de passageiros desembarcados e 450,8% no número de passageiros embarcados”, sublinha ainda o gabinete de estatísticas. No entanto, o INE justifica este disparo com o facto de o corredor aéreo entre Portugal e o Reino Unido ter estado encerrado durante o período em análise.

Segue-se França, “com aumentos de 143,6% nos passageiros desembarcados e 150,9% nos passageiros embarcados, face ao mesmo período de 2021” e Espanha.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h01)

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Desemprego jovem é mais alto em Portugal que na média da UE

As taxas de desemprego jovem mais altas concentram-se no sul da Europa. Portugal ficou acima da média comunitária, sendo a Madeira a região com a taxa mais elevada.

O desemprego jovem recuou em 2021 na União Europeia (UE), passando de 13,3% para 13% no ano passado. As taxas de desemprego jovem mais alto encontram-se no sul da Europa, sendo que em Portugal se fixou nos 15,9%, acima da média comunitária, segundo os dados divulgados pelo Eurostat esta segunda-feira.

O número de jovens entre os 15 e os 29 anos que se encontravam desempregados aumentaram no primeiro ano da pandemia, mas acabaram por cair no segundo, mais do que a taxa de desemprego geral.

Olhando para os países da UE, é possível perceber que as taxas de desemprego juvenil mais altas se concentraram no sul: havia 23 regiões onde 30,0% ou mais da força de trabalho de 15 a 29 anos estava desempregada. Os valores mais elevados registaram-se em regiões maioritariamente periféricas ou remotas: Cidade Autónoma de Ceuta (56,0%) e Cidade Autónoma de Melilha (41,9%) (ambas em Espanha), Macedónia Oriental, Trácia (45,1%) e Macedónia Ocidental (42,3%) (na Grécia), Maiote (43,0%) em França e Sicília (40,1%) na Itália.

Portugal também regista um desemprego entre os jovens mais alto que a média. É de 15,9% para todo o país, sendo que entre as regiões, é a Madeira que tem a taxa mais elevada (21,1%), seguindo-se o Algarve (19,4%) e os Açores (17,2%). Na Área Metropolitana de Lisboa a taxa é de 16,1%, enquanto nas restantes regiões do país ronda os 15%.

Por outro lado, as taxas de desemprego juvenil mais baixas em 2021 foram registadas nas regiões de leste da UE: quatro regiões na República Checa (como Jihozápad, que teve a taxa mais baixa entre as regiões de nível 2 da NUTS em 3,7%), três regiões na Hungria (incluindo Budapeste (4,8%)) e Wielkopolskie (4,0%) na Polónia.

Se compararmos com a taxa geral de desemprego (7% em 2021, na UE), a taxa de desemprego jovem da UE (13%) foi quase o dobro. Nas 192 regiões NUTS para as quais há dados, em quase metade (46,4%) a taxa de desemprego juvenil foi pelo menos duas vezes maior que a taxa geral de desemprego.

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Mais voos noturnos permitidos em Lisboa a partir de terça-feira até 28 de novembro

  • Lusa
  • 17 Outubro 2022

Na primeira semana, entre 18 a 23 de outubro, não podem exceder 168, na segunda semana 86 voos, na terceira 75, na quarta 45, na quinta 30 e na última semana, entre 21 e 28 de novembro, mais 20 voos.

O Governo autorizou mais voos noturnos no aeroporto de Lisboa a partir de terça-feira e até 28 de novembro, para mudar o sistema de gestão de tráfego aéreo, apesar do parecer negativo dos ambientalistas, segundo portaria publicada esta segunda-feira.

O diploma cria um regime excecional relativo à operação de aeronaves no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, durante o período temporal “estritamente necessário para assegurar o processo de mudança de sistema de gestão de tráfego aéreo, tendo início no dia 18 de outubro e não se prolongando para além” do dia 28 de novembro de 2022.

O limite de voos noturnos é derrogado pela portaria, permitindo a operação de aeronaves no Aeroporto Humberto Delgado entre as 00h00 e as 2h00 e entre as 5h00 e as 6h00, não sendo este movimentos aéreos contabilizados, mas os movimentos aéreos têm limites máximos semanais.

Na primeira semana, entre 18 a 23 de outubro, não podem exceder 168, na segunda semana 86 voos, na terceira 75, na quarta 45, na quinta 30 e na última semana, entre 21 e 28 de novembro, mais 20 voos.

O diploma introduz ainda a obrigação de comunicação à população, informando sobre a urgência e excecionalidade do processo, a duração temporal máxima da derrogação, a identificação das zonas sobrevoadas, relatórios semanais com indicação do número de voos abrangidos pela derrogação e as medidas de mitigação adotadas conducentes ao controlo das operações e desempenho das aeronaves.

À população deve ainda ser dado conhecimento do relatório final de implementação e acompanhamento do processo de migração do sistema de gestão de tráfego aéreo.

O Governo, no diploma, salienta que “não se trata de aumentar o número de movimentos aéreos diários já planeados, mas sim de permitir parte da sua redistribuição para o período noturno, de modo que as transportadoras que tenham a sua base operacional no Aeroporto Humberto Delgado possam realizar os night-stops planeados naquela infraestrutura, os últimos voos diurnos em período noturno e antecipar os primeiros voos do dia, possibilitando a realização de movimentos aéreos fora das faixas horárias previamente atribuídas, por razões que não lhes são diretamente imputáveis, evitando comprometer a operação e o planeamento subsequente de voos para os dias seguintes”.

A portaria, que entra em vigor na terça-feira, foi publicada apesar dos protestos de associações ambientalistas, como a Zero que considera “ilegítimo” que em nome da atualização de um sistema de controlo de tráfego aéreo “os cidadãos de Lisboa e Loures sejam chamados a ser sacrificados com níveis de ruído noturno intoleráveis”.

Em julho, a associação ambientalista Zero denunciou que os níveis de ruído no aeroporto de Lisboa ultrapassam os limites legais e alertou que o regime de restrição de voos noturnos também não é cumprido, citando medições feitas na semana iniciada a 11 de julho e que apontavam para um total de 140 movimentos entre as 00h00 e as 06h00.

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“Há um número muito importante de países que querem alargar o mecanismo ibérico a toda a UE”, diz Teresa Ribera

A vice-presidente do Governo espanhol diz que "há um número importante de países" que querem recorrer ao mecanismo ibérico, mas frisa que a solução pode não ser igualmente eficaz para todos os países.

A vice-presidente do Governo espanhol e ministra da Transição Ecológica revela que “há um número importante de países” que querem recorrer ao mecanismo ibérico, que fixou um teto no preço do gás para produção de eletricidade, mas sublinha que esta solução pode ser menos eficaz para os países “com uma percentagem muito alta de eletricidade gerada a partir de gás e carvão”.

É outro debate quente”, afirma a responsável, em entrevista ao Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol), quando questionada sobre a possibilidade de haver uma extensão do mecanismo ibérico a outros países da União Europeia (UE). “É necessária uma saída urgente para dissociar o preço da eletricidade e do gás no resto dos países. A exceção ibérica é a opção mais imediata. No entanto, é menos eficaz naqueles países com uma percentagem muito alta de eletricidade gerada a partir de gás e carvão, porque há menos almofada para uma redução de preço médio”, sublinha.

Não obstante, a vice-presidente do Governo espanhol sinaliza que “em nenhum caso” esta possibilidade “tem um efeito negativo”, mas antes, “no máximo neutro”. Já sobre as compras conjuntas de energia pelos 27, a ideia é “ter uma proposta operacional pronta até o início de 2023”, acrescenta.

Quanto à proposta da União Europeia (UE) para introduzir um teto máximo ao preço do gás no “Velho Continente”, a ministra sublinha que existe um “alto consenso sobre como referenciar as operações de gás a um indicador que não seja o TTF holandês. Ou seja, em vez de introduzir um preço máximo fixo, a ideia é que as operações de entrada e saída de gás na Europa ou comércio interno tenham como referência um novo índice”, explica.

Segundo a ministra, este índice seria “construído a partir de um conjunto de indicadores dos principais mercados de gás do mundo”, sendo que o objetivo é funcionar como um mecanismo de redução de preços e não gerar “distorções”.

Na quinta-feira, o Governo espanhol anunciou um novo pacote de medidas para enfrentar a crise energética, avaliado em 3.000 milhões de euros. O plano inclui o reforço do abono social térmico e da eletricidade, descontos na fatura da eletricidade para as famílias com rendimentos anuais até 28.000 euros ou subsídios para as caldeiras de aquecimento, sendo que esta última medida vai abranger “1,6 milhões de famílias”, sendo que “em princípio” todas estas medidas vão vigorar “até 31 de dezembro de 2023”, acrescentou.

Ao mesmo tempo, o Executivo espanhol vai também avançar com uma tarifa regulada da eletricidade, que substitua o Preço Voluntário para o Pequeno Consumidor (PVPC), sendo que a intenção do Governo espanhol é que a medida “possa ser aprovada até ao início de 2023”.

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Gás natural recua 7% com reservas quase cheias na Alemanha e uma reforma à vista

Preços do gás natural na Europa estão em queda depois de a Alemanha ter atingido a meta de 95% das reservas mais cedo do que o previsto e numa altura em que a Comissão prepara pacote de reformas.

Os preços do gás natural estavam a aliviar na Europa esta segunda-feira de manhã, prosseguindo a trajetória de queda que tem sido registada nas últimas sessões. Os futuros do TTF para entrega em novembro, o contrato de referência, caíam mais de 7%, para 132 euros por MWh (megawatt-hora), segundo dados da plataforma Barchart.

Os futuros acumulam uma descida de quase 15% nos últimos cinco dias. A queda acelerou depois de a Alemanha ter conseguido atingir na quarta-feira 95% das reservas de gás natural, uma meta crucial que só se previa que fosse alcançada a 1 de novembro, embora o regulador da energia alemão tenha alertado não ser suficiente para assegurar o combustível necessário para o próximo inverno.

Preços do gás natural em queda

Futuros do gás TTF para entrega em novembro | Fonte: Barchart

Em simultâneo, a Comissão Europeia prepara-se para propor uma reforma no mercado europeu de gás natural. O ramo executivo da União Europeia quer implementar um mecanismo para travar a volatilidade e prevenir a ocorrência de picos nos preços na negociação de derivados, devendo discutir a matéria com os líderes dos países do bloco no Conselho Europeu marcado para 20 e 21 de outubro.

Segundo a Bloomberg, que avançou a notícia, estará em causa um limite dinâmico nos preços, a ser aplicado nas transações do gás TTF. “Isso vai ajudar a evitar volatilidade extrema e subidas nos preços, assim como especulação que poderá levar a dificuldades no fornecimento de gás natural a alguns Estados-membros”, defende a Comissão Europeia num documento de trabalho citado pela agência.

Além disso, a proposta deverá incluir outro limite às subidas intradiárias nos preços, para “garantir um mecanismo de formação de preços mais sólido”. Em preparação está ainda um novo índice complementar para gás natural liquefeito (GNL), a ter início no final deste ano. Este combustível tem vindo a ganhar preponderância na Europa, importado de países como os EUA, numa altura em que o abastecimento a partir de Moscovo caiu de 40% para 7% no contexto da guerra.

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Rivais em Portugal, Altice e Vodafone juntam-se na Alemanha

Operadoras de telecomunicações criaram empresa de fibra ótica de sete mil milhões de euros para desafiarem Deutsche Telekom. Vodafone e Altice detêm 50% cada uma da nova companhia.

Rivais no mercado português, Altice e Vodafone juntaram forças na Alemanha. As duas empresas anunciaram a criação de uma operadora de fibra ótica para concorrer com a Deutsche Telekom. A FibreCo é um projeto a seis anos com um orçamento de sete mil milhões de euros, segundo o anúncio feito nesta segunda-feira.

A nova empresa será detida em partes iguais de 50% pela dona do Meo e pela Vodafone. A Altice vai tratar da construção da rede de fibra ótica até à casa dos consumidores; a Vodafone ficará responsável pela promoção e pelo marketing da nova operadora.

A Vodafone também irá receber transferências financeiras de até 1,2 mil milhões de euros, que ficarão acima das suas contribuições para esta parceria. Até 70% da nova companhia será financiada através da emissão de dívida.

“Esta parceria baseia-se na rede de próxima geração da Vodafone e no conhecimento industrial e capacidades de construção de fibra ótica até casa da Altice”, destaca o presidente executivo da Vodafone, Nick Read, citado pela Reuters.

Espera-se que a nova empresa possa entrar legalmente no mercado até ao final do primeiro semestre de 2023, depois da aprovação das entidades reguladoras.

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Sindicato dos Magistrados do Ministério Público tem uma nova sede em Lisboa

A mudança de instalações do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público para a Avenida Marquês de Tomar deveu-se a problemas graves na estrutura do edifício antigo.

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) tem uma nova sede na Avenida Marquês de Tomar, em Lisboa. A mudança de instalações deveu-se a problemas graves na estrutura do edifício antigo. A inauguração decorreu no passado dia 15 de outubro e reuniu mais de 60 pessoas.

“O presidente do SMMP, Adão Carvalho descerrou a placa a assinalar que o novo espaço, é inaugurado em homenagem a todos os que construíram a história do SMMP ao longo de quase meio século, e que contribuem, dia a dia, na construção do seu futuro. E realçou, no seu discurso, esperar que, no futuro, a nova sede seja usufruída, não só pelos associados mas também por investigadores, docentes, alunos e a sociedade civil em geral“, refere o Sindicato em comunicado.

Presentes na cerimónia estiveram presentes, entre outros, o Vice-Procurador-Geral da República, Carlos Adérito Teixeira, o bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, o presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Manuel Soares, o presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Acácio Pereira, o presidente do Sindicato de Oficiais de Justiça, Carlos Almeida, e o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais, António Marçal.

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